Mostrando postagens com marcador tomate. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador tomate. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 2 de outubro de 2012

A Quiche

Acabei de descobrir que as várias receitinhas light do CyberDiet estão disponíveis no site mesmo para quem não participa do programa. Olha que notícia mais que boa!

E tinha prometido que assim que testasse alguma das receitas de lá eu colocaria aqui. E testei, retestei, então vamos que vamos!

Quiche de aveia, berinjela e tomatinho uva

Massa
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 colher (café) de sal
  • 1 xícara (chá) de aveia em flocos
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 ovo
Recheio
  • 1 cebola picadinha
  • 2 dentes de alho amassados
  • 2 colheres (chá) de azeite
  • 1 berinjela picada
  • 150 g de tomatinho uva cortados ao meio
  • sal a gosto
Cobertura
  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de leite desnatado
  • 150 g de queijo minas ralado {usei o Piracanjuba®}

Preparo

Misture o azeite, o ovo, o sal e a aveia. Amasse bem, misturando a farinha aos poucos até soltar das mãos. Forre o fundo e os lados de uma forma com fundo removível.

Refogue a cebola e o alho no azeite. Junte a berinjela e deixe cozinhar bem. Tempere com sal.

Os ingredientes da cobertura é só bater tudo no liquidificador.

Para a montagem: coloque os tomatinhos lado a lado, forrando todo o fundo da massa. Sobre eles, coloque a berinjela refogada, e por cima de tudo despeje o creme da cobertura.

Leve para assar em forno preaquecido a 180º até dourar. Vixe... o tempo de forno não marcamos em nenhuma das vezes... :(

Mas viram como é fácil? E como fica linda?

A receita original leva tomate seco mas eu resolvi trocar pelo tomatinho uva e adorei o resultado! Só aconteceu uma coisa chata: quando a gente "requenta" a quiche no micro-ondas, a massa já não fica mais tão crocante... Então, se não for pra servir na hora, é melhor comer fria mesmo {eu adoro} ou então esquentar no forno convencional. Se alguém resolver testar com aquela técnica pra deixar a massa mais crocante {deixar gelar a massa e assar antes de colocar o recheio}, depois me conta como ficou, ok?


E é isso, leitores adoráveis! Receitinha saudável testada e aprovada!

Espero que tenham gostado, uma ótima semana a todos e... inté! =)

P.S.: A aveia é um super cereal com um milhão de benefícios, entre eles o combate ao colesterol. Seja na quiche ou em outras receitas, não deixe de tê-la sempre presente na sua dieta!


segunda-feira, 2 de abril de 2012

Quando o jantar é só pra um...

Meus queridos! Comecei a semana animadíssima e cá estou em plenas 22 horas - são quase!!! - pra mostrar uma ideia de jantar super legal pra vocês.

Estamos na Semana Santa e por mais que se queira desvincular um pouquinho o mundo dos ovos de páscoa do real significado desta data, vamos combinar que com eles por todos os lados fica meio difícil, né?

E então eu estou com os ovos na cabeça. Os de chocolate eu já contei e recontei umas mil vezes pra ver se eu não esqueci ninguém. Os de vela eu arrematei lá na Tok&Stok pra enfeitar a casa {olha ali nos Momentos Instagram que belezinha} e aí só faltaram os de galinha!!!

Na verdade não faltaram não, minha gente, porque na maior das coincidências - ou na maior lavagem cerebral, sei lá... - resolvi fazer uma cocotte pra jantar hoje. Estou sozinha em casa e com a maior preguicite de cozinhar só pra mim, tem coisa melhor do que fazer uma comidinha em porção única e ainda por cima sujar apenas uma vasilhinha? Não tem, né?

Cocotte
de ricota, tomate uva e manjericão
baseado na receita de Cocotte da Rita Lobo, em A conversa chegou à cozinha

  • 4 tomatinhos uva 
  • 1 fatia grossa de ricota 
  • folhinhas de manjericão
  • 2 ovos
  • 2 colheres (sopa) de requeijão light {na receita original a Rita usa creme de leite}
  • azeite
  • sal e pimenta do reino moída na hora
  • 1 pitada de noz moscada 


Antes de começar, você vai preparar os ingredientes cortando os tomatinhos ao meio e amassando a ricota com um garfo, + um fio de azeite, uma pitadinha de pimenta do reino e um tico de sal pra temperar.
Agora o passo-a-passo da montagem:

Esta é a cocotte, mas qualquer ramequim ou tigelinha vai dar certo, ok?

























Primeiro são os tomatinhos e as folhas de manjericão...


























... depois a ricota, os ovos,
o requeijão e por cima de tudo a noz moscada 
2 minutinhos no micro-ondas... e está pronto!

Gentem, não precisa misturar nada. É só ir colocando em camadas mesmo. A cocotte dá uma leve transbordada no micro-ondas, então é bom colocá-la sobre um pratinho, certo? 

No meu micro-ondas 2 minutos é o tempo ideal, mas é claro que vai variar de acordo com a potência do seu, e você vai precisar ir testando na primeira vez que fizer para achar o tempo certo. O ponto dos ovos você escolhe: mais molinho, mais durinho... e você também pode variar o recheio, é difícil não ficar uma delícia!

Eu adoro esta receita, e faço muito, muito mesmo aqui em casa. 

E o pulo do gato: furar as gemas com o garfo, antes de colocar no micro-ondas.

Então é isso, minha gente: jantar prático, saudável e super saboroso. Façam e depois me contem!

Beijos em todos, uma semana achocolatada e... inté! =)

P.S.: A receitinha da Rita Lobo hoje veio a calhar, servindo também pra lembrar vocês que esta semana estreia o Cozinha Prática, seu novo programa de tevê! {viram a nossa contagem regressiva ali em cima?}
P.S.2: Antes que você faça confusão, a tampinha da cocotte nesta receita é só pra enfeitar, não vai ao micro-ondas, ok?

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Olha o plágio!!!

Gentem, falei que ia postar as receitinhas da minha nova dieta assim que experimentasse, não foi? Mas acabou que a primeira indicada não será do livro, mas sim um peixinho que comi lá na casa de mamã.

Minha mãe sempre foi super preocupada com alimentação saudável, e é praticamente impossível chegar em sua casa e dar de cara com uma gordureba. Não tem. Nunquinha. E neste domingo tinha um peixinho tãããããão delicioso - e light! - que eu copiei pra fazermos lá em casa hoje.

Daí me lembrei daquele outro peixinho que comi em Trancoso - lembram? - e nunca que fiz para experimentar. Plágio daqui, plágio de lá, não é que saiu o prato light mais gostoso dos últimos tempos?

Olha que lindão que ficou!

























Tilápia Adorável com Tomate Assado e Espinafre
receita nossa!

A receita do peixe não tem medidas porque receita de mãe nunca tem medidas, né? Mas não tem mistério algum, olha só:
  • Filés de Tilápia (comprei da Copacol®, na Super Adega)
  • Sal, limão, e alho pra temperar os filés
  • Rodelas de Cebola bem fininhas
  • Pimentão vermelho e amarelo em quadradinhos
  • Alcaparras 
  • Azeite de Oliva


Faça assim, ó: 
Passe o limão nos filés, deixe uns 5 minutinhos e depois lave em água corrente. Agora coloque limão de novo, sal (pouquinho), alho amassado e deixe marinar.
Num refratário não muito grande - os filés devem ficar em camadas - comece a montagem do prato: azeite no fundo, uma camada de filés de peixe, uma de cebola, salpique os pimentões cortadinhos e as alcaparras e comece novamente. Azeite, peixe, cebola, pimentão e alcaparras. Por cima de tudo, azeite novamente e coloque pra assar (forno pré-aquecido, 180º). Não precisa cobrir com papel alumínio não, viu?
Fica tão bom, mais tão bom que você vai querer fazer dieta para sempre. =)

E como na minha dieta dos 17 dias não pode carboidrato, acrescentei os acompanhamentos do badejo do restaurante Capim Santo de Trancoso e super ficou bom. É claro que no prato de lá os tomates assados eram mais caprichados, gratinados com parmesão e tal, mas estes, com pouquíssimas calorias, também ficam "ótemos", viu? A receita é do Jamie Oliver (não é lá uma receita...) e é só cortar os tomates ao meio, salpicar um pouquinho de sal, alho em fatias, azeite e colocar no forno até virar quase um tomate seco.

E a caminha de espinafre refogado... nham nham... combina demais com peixe, vocês precisam ver.

É isso. Espero que façam, gostem, e voltem aqui pra me contar!

P.S.: O pulo do gato: lavar as alcaparras numa peneirinha, em água corrente, antes de usar.
P.S.2: Não, eu não desisti de fazer o badejo, viu?

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Um gazpacho para Marcela

Semana passada recebemos um comentário super querido para auxiliar na dieta nossa de cada segunda-feira. A Marcela compartilhou conosco sua dica, que é fazer um gazpacho, aquela "sopitcha" de tomates de origem espanhola que se serve geladinha.
Marcela é uma senhorita pra lá de linda, por dentro e por fora (que tenho a sorte de ter como cunhada!), publicitária, atualmente morando e trabalhando em Londres. Chique demais, né?
Pois bem, a receita da nossa google girl é a seguinte:

Gazpacho da Marcela
  • 1kg de tomates sem pele (bem maduros e de qualidade)
  • 1 pepino pequeno (tirei a casca para não amargar)
  • 1/2 pimentão verde (é o que dá o gosto ao gazpacho, então você pode colocar mais se quiser)
  • 1/2 cebola
  • 1/2 alho (eu amo alho e por isso coloquei um inteiro!)
  • azeite a gosto
  • sal grosso também a gosto (eu usei a flor de sal)
Na receita original, como nos disse a Marcela, vai também um pouco de pão amolecido em água, mas a gente está de dieta (lembra?!) e não vai colocar. O pão serve para dar mais corpo e cremosidade ao creme.



Enquanto os tomates estavam pelando na água quente (se você não souber pelar, eu explico: é só fazer uma cruz com a faca na bundinha do tomate e colocar numa panela com água no fogo até começar a soltar a pele), fui picando os demais ingredientes. Depois é só bater e colocar na geladeira. Se quiser uma consistência mais líquida, você pode acrescentar um pouquinho de água e coar. Eu não fiz nada disso, e ele ficou assim:





Lindão! Adorei! E nem precisa mesmo do pão, viu? Muito fácil de fazer e delicioso, eu super recomendo!
Mas deixa eu aproveitar para dar uma dica: fui tentar fazer na própria jarra, usando o mixer, mas não coube tudo (ali na foto não tem nem metade dos tomates...) então transferi e bati no liquidificador mesmo. 
Outra coisa: na hora de colocar o azeite, confundi os frasquinhos do meu galheteiro (eles são de cerâmica laranja, só muda o escrito e eu não li) e... ops... acabei acrescentando um pouquinho de vinagre balsâmico à receita! Não sei se assassinei o gazpacho espanhol, mas confesso que ficou muuuuuito gostoso e eu colocaria de novo!
Agora é com você: faz que nem a Marcela e mande a sua receita, pois aqui "nóis" é Bamerindus, gente que faz!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...