sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Niçoise em duas versões

Queridos, foram bem de Ano Novo?

De volta à nossa rotina já que se foram as festas é chegada a hora de cumprir nossas promessas, não? E claro, todo novo ano que se preze já começa com uma dietinha básica... pelo menos o meu é sempre assim... rs

E então como estamos só em casa {Cleo está novamente de férias a danada!!} não tenho me animado muito a fazer aquelas receitas que sujam um milhão de coisas, sabe? Só de pensar em lavar tudo depois já me bate uma preguiça...!

Assim, aliando dieta + preguicinha {hahaha} a primeira receita do ano feita por aqui foi a Salada Niçoise {leia-se ni suaz}. Nem é bem uma receita, né gente? É mais como fazer uma boa combinação de ingredientes numa salada só, mas como as queridas Fernanda e Júlia me pediram lá no Instagram pra postar aqui, lá vai meninas! Pra vocês!!!


Salada Niçoise
{para 2 pessoas}

  • folhas de alface lavadas e rasgadas com as mãos {o ideal é a romana, mas eu não achei e fiz com a crespa mesmo}
  • 2 tomates cortados em rodelas {usei tomates orgânicos - só tenho comprado deles agora}
  • 3 ovos cozidos {se achar muito coloque só 2}
  • 1 lata de atum {a-m-o com todas as forças o atum defumado, acho bem mais saboroso}
  • 1 punhado de vagens cozidas inteiras {eu gosto daquela vagem americana, mais fininha, sabe?}
  • 2 batatas assadas em cubinhos {esqueci das batatas então fiz uns croutons}
  • azeitonas pretas {vixe... também esqueci das azeitonas...}
  • molho para a salada {o ideal é o vinagrete francês original, mas eu usei o molho de azeite + balsâmico}

Pois é, minha gente, já deu pra perceber só na leitura dos ingredientes que a minha niçoise tá completamente capenga, né?!? Mas o incrível desta salada é como estes sabores combinam entre si. Não é a toa que ela é um clássico da culinária francesa que até hoje está na moda. A gente pode variar os ingredientes {já vi com anchovas, com pimentões, com pepino}, de todo jeito fica incrível!

Como não tem muito um "modo de preparo" {é só fazer uma cama com as folhas de alface e ir intercalando os demais ingredientes}, quero aproveitar pra deixar umas dicas mais básicas aqui. Sei lá, né? Às vezes pode ajudar...!

  • Lavando as folhas de alface: na água corrente, uma por uma. Depois coloque numa bacia e deixe de molho ou com vinagre ou com aquele produtinho específico pra isso {o que eu compro chama Hidrosteril®}, por 15 minutos. O vinagre até pode ser no olhômetro, mas o produtinho é melhor dosar conforme a embalagem.
  • Secando as folhas de alface: na centrífuga para salada. Fica tão sequinha que depois você já pode guardar na geladeira o que não for usar.
  • Guardando as folhas de alface na geladeira: uso um porta-mantimentos de vidro, com tampa de plástico. Coloco umas duas folhas de papel toalha embaixo e aí vou arrumando as folhinhas de alface sobre ele. Dura pra caramba, pois se ainda restar alguma folha um pouquinho molhada, o papel toalha suga e não deixa estragar.
  • Preparando os tomates: da mesma forma que a alface, deixe de molho na água com vinagre ou produtinho pelos mesmos 15 minutos. Antes de cortar, é lógico...
  • Cozinhando os ovos: pode parecer exagero, mas até ovo cozido tem receita. Deixe a água ferver e então coloque os ovos junto à uma pitada de sal. Assim que voltar a ferver conte de 8 a 10 minutos. Se gostar da gema mais mole deixe de 6 minutos pra baixo. Assim que der o tempo, tire os ovos e coloque numa tigelinha com água gelada pra cessar o cozimento.
  • Tirando o óleo do atum em lata: eu abro a latinha e deixo escorrendo numa peneira durante todo o tempo de preparo da salada. Fica bem mais sequinho.
  • Cozinhando as vagens inteiras: da mesma forma que os ovos - espere a água ferver, junte as vagens e uma pitada de sal. Assim que ferver novamente, 5 minutos. E joga na tigela com água gelada. Na tábua, já frias, corte as extremidades, descarte, e depois corte cada uma na diagonal, em dois ou três pedaços.
  • Assando as batatas: eu não fiz desta vez, acabei cortando uns pães integrais + um fio de azeite e coloquei no forninho elétrico pra improvisar uns croutons {mega rápido, cuidado pra não queimar tudo}. Se quiser fazer com batatas, pra mim a melhor receita é destas batatas crocantes aqui.
  • Usando azeitonas: acho sempre bom dar uma lavadinha nas azeitonas numa peneira, debaixo da água corrente. Tira um pouco o sal da conserva, sabe?
  • A vinagrete francesa: eu não sou a mais fã desse molho, à base de mostarda Dijon, mas se você gosta, tem a receita aqui. Eu deixo pra temperar a salada no prato mesmo {com balsâmico, azeite, sal e pimenta do reino moída na hora}, porque assim, se sobrar, ela vai pra geladeira numa boa e dura até o dia seguinte.

Muito bem. Dicas dadas, quero mostrar pra vocês como essa salada também pode ficar super sofisticada, fazendo jus a um jantar festivo na sua casita!


Essa da foto é do Restaurante Spot, em Sampa. São os mesmo ingredientes, exceto o atum, que aqui foi usado fresco {pra fazer em casa, é só selar na grelha ou frigideira e depois fatiar como um sashimi um pouco mais grossinho} e deu pra esta salada um jeitão todo especial. Não fica lindo?

Então é isso, queridos. Espero que tenham gostado. A niçoise é um prato perfeito e completo pra este verão!

Beijos em todos, fiquem com Deus e... inté! =)

P.S.: Tem uma história na receita original desta salada que é cortar um dente de alho ao meio e esfregar na vasilha que vai ser montada a salada e eu nunca lembro de fazer... se você lembrar e fizer me conta se fica bom?


10 comentários:

Anônimo disse...

on facebook
Fernanda Marques Soares: Laurinha amo seu Blog,acho chic!!!!Bjos!!!!!

Anônimo disse...

on facebook
Leda Maria Vilaca: Seu blog é realmente adorável.Viva 2013!

Anônimo disse...

on facebook
Fernanda Garcia: Laura Degani obrigada !!! Amei!!

Anônimo disse...

on facebook
Fernanda Garcia: E as dicas perfeitas.. Nso sabia do truque para cozinhar ovos, da vagem

Anônimo disse...

Laura já tinha entrado no seu blog outras vezes, quando ainda não nos conhecíamos, e já era fã!!!!
Agora fiquei mais ainda!!! Amei o projeto Bem Estar.... bjs júlia penteado

Laurinha disse...

Meninas queridas, muito obrigada e um ótimo 2013!!! Beijos em todas e Julia, seja muito bem vinda!! =)

Coisas de Tássia disse...

Menina que delicia, uma boa dica de salada mesmo!

Bjos

Anônimo disse...

Yes! Finally someone writes about quotes.
Also visit my web site : Oregon mortgage aid

Anônimo disse...

Greetings from Ohio! I'm bored to death at work so I decided to check out your site on my iphone during lunch break. I love the knowledge you provide here and can't wait to take a look when I get home.

I'm shocked at how fast your blog loaded on my mobile .. I'm not even using WIFI, just 3G .
. Anyhow, great blog!
Look into my web page :: unemployment benefits michigan

Anônimo disse...

Appreciation to my father who informed me concerning this
weblog, this weblog is genuinely remarkable.

Feel free to surf to my blog post ottawa home inspection

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...