quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A Árvore da Felicidade e suas novas inquilinas

No começo do ano ganhei da minha irmã uma Árvore da Felicidade. Fiquei desesperada quando começaram a amarelar e cair algumas folhinhas {contei isso aqui} mas mal sabia eu o que ainda estava por vir...

Eu não tenho muitas plantas em casa {na verdade depois que me desfiz da horta só sobraram as orquídeas e a Árvore da Felicidade} mas tenho um amor danado nas minhas bichinhas. Faço questão de aguar eu mesma, acompanhar seu crescimento, cada nova florzinha.

E o que aconteceu foi que de repente, mais ou menos de um mês pra cá, comecei a notar uma carreirinha de formigas vindo sei lá de onde para a minha arvorezinha. Ah, não há de ser nada, pensei. Até que do dia pra noite começaram a cair galhos inteiros, de uma só vez. "Céus!!! Socorro!!!"

Eu não tenho conhecimento botânico quase nenhum, mas resolvi dar uma olhadinha mais atenta pra ver se descobria o que estava acontecendo.


























Já percebeu o que é? Não? Olha de novo...


























Aháá... agora viu, né? As formiguinhas que eu tinha notado estavam numa relação íntima com essas danadinhas aí, as famosas cochonilhas.


























Eu juro que não me importaria nadinha em hospedar as novas inquilinas, mas desde que elas não estivessem matando a minha planta, caramba!!!

Então fui correndo no jardineiro.net ver o que fazer com esse insetinho inconveniente e comecei o tratamento da minha planta com água + sabão, que por sinal não deu certo {porque na hora eu li rápido e não vi que tinha que associar um óleo mineral na emulsão... ops} e então passei para a segunda etapa do tratamento com a tal calda de fumo.

Comprei essa história já pronta para uso, no borrifador {chama Fumo Erva Santa, da marca Dimy®}, porque fiquei com medo de ferver o fumo na minha leiteira e o cheiro não sair nunca mais.

E aí a conclusão: o cheiro é terrível mesmo mas sumiram as formigas, as cochonilhas e muitos outros galhinhos {snif} mas... agora parece estar tudo sob controle. Assim espero...

E vocês, meus queridos, me contem: já tiveram que combater alguma praguinha indecente nas plantinhas de vocês ou são adeptos das artificiais mesmo?

Bem, se aparecer vocês já sabem, né? Fumo nelas!!!

E é isso. Beijos em todos e... inté!!! =)

P.S.: Hoje vai ser o nosso segundo encontro do Projeto Bem Estar. Aguardem pelas novidades!!!

P.S.2: Gentem, eu não mato nem pernilongo. Mas praga... não dá, né?

P.S.3: Mentira. Pernilongo eu também mato... hehehe


4 comentários:

Ricardo Mesquita disse...

Tivemos o mesmo problema na nossa árvorezinha, foi realmente uma canseira, ela estava frondosa e depois ficou "chué", agor também está tudo ok! :)
Bjo!

Laurinha disse...

Ai, Ricardo! Que bom saber!!! Quue medo da minha plantinha ir pro brejo, viu? :(
Bjs!

Anônimo disse...

Laurinha tô olhando seu post e matando a saudade!!!Sou Engenheira Agrônoma e amo esta assunto apesar de não praticar Rsrsr .Não se preocupe não!!!A associação das formigas com as cochonilhas é normal,elas secretam uma substancia doce e isso atrai as pragas das formigas...o fumo realmente é o melhor remédio natural que tem!Taca fumo nelas!!!heheheh um bjo e amo o blog!!! Fernanda Jimmy.

Laurinha disse...

Fer querida!!! Adoro tanto quando vejo você por aqui...!!! Saudades de você, viu? =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...