sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Pra fazer no fim de semana: Muffins Integrais


Quarta-feira passada foi o nosso segundo encontro do Projeto Bem Estar, lá na casa da Carol. A escolha do cardápio foi surpreendente, a Carol montou um menu totalmente vegetariano que agradou - e muito! - a todas nós.

Sobre este encontro delícia ainda vou fazer um post caprichado, mas hoje já quero compartilhar com vocês a nossa entrada, os Muffins Integrais com Queijo e Espinafre.




Os muffins ficaram deliciosos, mas como nós não acertamos o ponto da primeira vez, quero frisar uma dica que já dei aqui no blog anteriormente: nem adianta tirar do forno enquanto o cheirinho de pão não perfumar a cozinha. Fizemos isso pra seguir o tempo previsto pela receita {que sim, minha gente, varia demais da conta de forno pra forno} e eles estavam cruzinhos da silva. Tivemos que voltar pra assar mais um pouco e aí sim eles ficaram incríveis...

























Muffins Integrais com Queijo e Espinafre
por Culinária para Bem Estar, de Rita Lobo


Ingredientes

  • 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral 
  • 4 colheres (sopa) de manteiga derretida {derreta no micro-ondas}
  • 1/2 xícara (chá) de leite 
  • 1 xícara (chá) de folhas de espinafre 
  • 2 ovos 
  • 1 colher (sopa) de açúcar 
  • 1/2 xícara (chá) de muçarela cortada em cubinhos
  • 1 colher (sopa) de gergelim preto
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 1/2 colher (sopa) de sal 

Preparo

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte as forminhas de muffins ou de empadinha com manteiga e farinha. Bata no liquidificador o leite e as folhas de espinafre {elas somem no leite, é assim mesmo} e depois acrescente os ovos e a manteiga derretida. Bata novamente.
Numa tigela à parte, peneire as farinhas, o açúcar, o fermento e o sal {não pule esta etapa, peneirar garante uma massa leve e sem grumos}. Faça um buraquinho no meio e despeje todo a mistura do liquidificador. Vá misturando até formar uma massa homogênea.
Agora a montagem dos bolinhos: duas colheres (sopa) de massa, pedacinhos de queijo, mais uma colher (sopa) de massa para cobrir. Faça isso em cada forminha. Polvilhe o gergelim e... forno! Acabou!!

Na receita da Rita o tempo de forno é de 20 minutos, mas no da Carol foi quase o dobro. O que confunde nessa massa é que por ela ser verdinha, a gente não consegue ver tão bem se já ficou coradinha, então a melhor maneira é mesmo esperar pelo perfume de pão na cozinha.





Gentem, divinos esses bolinhos. Dá pra fazer de entradinha, como fizemos, ou para o lanche da tarde, pra levar pro trabalho, vocês decidem!

E é isso, meus queridos! Um final de semana com muito pão quentinho pra todos vocês!!

Beijos e... inté!! =)

P.S: Agradecimentos especiais à Carol, Marcele, Mari e Cris, todas as mocinhas que literalmente colocaram a mão na massa!

P.S.2: Ops... literalmente... é melhor eu retirar a Cris deste agradecimento... Cris, adoramos a sua companhia!! hehehe


4 comentários:

Anônimo disse...

on facebook
Carolina Brito: Bom demais! :)

Anônimo disse...

on facebook
Mari Ferrer: É, ficou tudo de bom!!! =)

Anônimo disse...

on facebook
Cris Gonçalves: Só sucesso esses nossos encontros!!!!

Anônimo disse...

on facebook
Marcele Botelho: Que máximo!! Já temos receita do projeto no blog!!!! Delícia demais e super fácil de fazer!! Amei!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...