sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Dia de Reis

Hoje é dia de guardar os enfeites de Natal. E é dia de romãs. De fazer simpatia, pedir um bom ano para reiterar todos os desejos da passagem de ano. A romã é uma fruta com forte simbologia, e não é à toa sua associação a uma data tão bonita como esta.

Dia de Reis é, segundo a tradição católica, o dia em que os Três Reis Magos conheceram o menino Jesus. Baltasar, Belchior e Gaspar, guiados por uma estrela, teriam percorrido uma longa distância até o recém-nascido, e por isso chegariam lá apenas no dia 6 de janeiro.

A romã, além de simbolizar a fertilidade, a abundância, a boa saúde e a longa vida, ainda apresenta uma característica bastante curiosa e interessante: possui exatas 613 sementes. Coincidência ou não, este número é também o número de Mitzvots, os mandamentos do povo judeu.

Assim, judeus comem as romãs no seu Rosh Hashanah, o ano novo judaico, e católicos no Dia de Reis.

Olha que romã linda eu encontrei!

Explicadas então as tradições, vamos às simpatias?

A primeira eu encontrei aqui na net, a segunda é a que eu sempre faço, já há muitos anos:
  • coloque uma romã dentro de um saquinho de pano velho e ofereça aos Três Reis Magos: pendure este saquinho atrás da porta e deixe lá por todo o ano - aff, será que não fica fedido isso não???
  • pegue uma romã e retire nove sementes pedindo aos Três Reis Magos que neste ano que se inicia você tenha muita saúde, paz e amor. Das nove sementes, três você engole, três você joga para trás e três você guarda na carteira para trazer prosperidade.

Nos dois mercados que eu fui, a romã só vendia por unidade. Então, como achei 613 sementes um pouco demais pra mim, dividi a minha romã com uma mocinha que também estava atrás da simpatia. Não sei explicar muito bem, mas a minha romã dividida já me trouxe uma sensação tão boa de ano novo, que eu cheguei em casa achando até que nem precisava mais da simpatia... mas depois mudei de ideia e já guardei minhas sementinhas, só pra garantir... :)


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...