sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Starts With You

Este é o significado da sigla SWU, que dá o nome ao festival de música que acontece este ano em Paulínia, no interior de São Paulo, nos dias 12, 13 e 14 de novembro.



O SWU é um movimento de conscientização em prol da sustentabilidade que tem o intuito de mobilizar o maior número possível de pessoas em torno da causa, mostrando que, por meio de pequenas ações, com simples atitudes individuais do seu dia a dia, é possível ajudar a construir um mundo melhor para se viver. O movimento nasceu da iniciativa de Eduardo Fischer, presidente do Grupo Totalcom, e parte da convicção de que pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças.
texto do site SWU

Lembro de ter visto uma vez uma reportagem sobre um destes festivais em que a meninada - sim! fiquei surpresa de ver como o público que frequenta o evento é super jovem! - não sabia absolutamente nada sobre o caráter sustentável do projeto. Tudo bem, estava todo mundo mais preocupado com a música e a diversão, mas... será que não dá para aproveitar e levar algumas lições para casa???

A organização do festival segue um relatório elaborado com a metodologia GRI - Global Reporting Iniciative - sendo este o primeiro realizado em toda a América Latina. A GRI é uma organização não-governamental com sede em Amsterdã que difunde diretrizes de sustentabilidade para a construção de protocolos no mundo inteiro.

Entre as ações sustentáveis do evento, destacam-se a separação de todos os resíduos recicláveis, a plantação de milhares de mudas para mitigação do CO2 gerado, o consumo consciente de energia e água, a reciclagem de 100% das latinhas de bebidas, e este que achei sensacional, a distribuição de milhares dos chamados bota-bitucas para coletar as pontas de cigarro que antes ficavam pelo chão mesmo...

Vocês que vêm acompanhando o blog já sabem que eu defendo mesmo as atitudes ecológicas, e acho um verdadeiro absurdo ver como o nosso país está atrasado neste quesito, então, vou aproveitar que o tema está em voga pelo festival pra deixar aqui uma dica que, como o próprio nome diz, pode "começar com você":

Vamos conhecer o eCycle


O site, que traz um montão de dicas e notícias ecológicas super bacanas, possui um serviço de mapeamento de todos os postos de coleta de lixo especial. Você digita seu cep, o lixo que quer descartar (pilhas, lâmpadas, produtos químicos, óleos, entre outros) e ele vai te mostrar através do Google Maps os postos de coleta mais próximos da sua casa! O mais legal é que quando você seleciona o item que quer descartar, ele ainda te dá uma aulinha sobre a importância da coleta seletiva. Olha que legal o texto sobre o óleo de cozinha:

Por que se preocupar com óleos de cozinha?
Hambúrguer, batata-frita e um belo refrigerante: combinação preferida de qualquer criança! Mas depois de uma tarde tão calórica, jogar o óleo usado na pia da cozinha ia aumentar ainda mais a sua lista de pecados! Um litro de óleo doméstico que vai pelo ralo pode contaminar de uma só vez um milhão de litros de água! Que tal reutilizar esse inimigo dos canos e tubos da sua casa?

Gostou? Então que tal começar com as pequenas atitudes e divulgar aos amigos para cuidarmos todos juntos do nosso planeta?
Starts with you...!


4 comentários:

Rodolfo Moura disse...

Laura,
Muito legal o seu blog, parabéns!
Abraços,

eCycle disse...

Olá Laura,

A equipe da eCycle agradece por seu post. Caso curta, temos um modelo bem legal para trabalharmos em parceria. Podemos conversar a respeito via social@ecycle.com.br .

Parabéns por seu blog. Tudo a ver!

Andrea Ponte Rocha - Diretora Executiva de Vendas Ind. Mary Kay disse...

Amei Laura! Acho q vc terá que alterar o nome do blog para adoráveis inutilidades e imprescindiveis utilidades!!!!
Bj

Laurinha disse...

Olá, Rodolfo! Muito obrigada! Seja sempre muito bem vindo ao Adoráveis!!! Vou adorar ver você por aqui, viu?
eCycle, quanta honra receber sua visita! Será maravilhoso trabalharmos juntos, com toda certeza!!! Amei o convite!
Andrea, querida, muito obrigada mesmo! Que delícia ver você sempre por aqui...!!!
Beijos em todos e um ótimo final de semana!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...