quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Escultura de flores

Na última sexta-feira, resolvi dar um pulinho na Livraria Cultura do Casa Park para comprar um livro que já andava namorando.
Quando cheguei no pátio principal do shopping, uma profusão de cores e formas me paralisaram: era a exposição de Ikebana na comemoração do Mês da Cultura Japonesa promovido pelo Departamento Cultural da Embaixada do Japão.
Fiquei admirando aqueles arranjos lindos e lembrando o quanto sempre tive vontade de aprender a arte da Ikebana. Numa mesa próxima aos arranjos, o folder com a programação do evento, e... "puxa, que sorte! uma palestra demonstrativa de Ikebana Moderna no auditório da Livraria Cultura... hoje! agora!!!"
Não preciso nem dizer que corri pra lá, né? Sorte minha, a palestra atrasou alguns minutos e eu consegui assisti-la toda, todinha.
A palestrante Zilá da Costa Raymundo - presidente do grupo de Ikebana Sogetsu de Brasília - fez uma apresentação deliciosa, com direito a história, curiosidades, fotos e cinco arranjos - divinos! - montados na hora.

Os arranjos de Ikebana me encantam pela sua originalidade. Aqui, a arte está na criatividade, e não na perfeição. Pelo contrário, sua beleza está nas formas irregulares, nas diferentes alturas (todas tem um significado), nos números ímpares de elementos, na simplicidade. Galhos ganham status de flores raras. Bambus, sementes, folhas secas, todos entram em uma harmonia incrível.







Não é de encher os olhos e alegrar o coração?!

A escola Sogetsu ensina esta arte no mundo inteiro, e o curso completo se divide em quatro livros de 20 lições. Em Brasília os cursos seguem este calendário aqui.

Já imaginou sua casinha toda semana com um arranjo lindo como estes? Quem anima fazer o curso? Bora?!


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...