quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Raspadinha da sorte

Você sabia?

"O d-limoneno é um composto químico, oleoso, encontrado na casca das frutas cítricas como o limão, a laranja, a tangerina, o grapefruit e a bergamota. Trata-se de um monoterpeno que faz parte de quase 100 estudos científicos realizados em animais e seres humanos, para prevenção e tratamento de câncer.


O d-limoneno tem mostrado ser ativo contra vários tipos de tumores. Assim, incorporar o d-limoneno na dieta é uma escolha que ajuda a promover e manter o ciclo saudável de vida de células normais. Fazendo isto, segundo estes numerosos estudos, pode-se ajudar a bloquear o câncer em seus três estágios: iniciação, progresso e dependência. Em outras palavras, ele ajuda a prevenir o início do câncer e tratá-lo quando já instalado.



Evidências mostram o benefício de suplementar a alimentação com alimentos vivos, como também os ricos em d-limoneno, mais ativamente encontrado na casca do limão. Desta forma, o consumo diário de sucos de frutas, folhas e vegetais contendo de 1 a 2 limões – casca e polpa - associado com um estilo de vida saudável, pode tornar a vida mais longeva, produtiva e com menor risco de gerar câncer e outras doenças advindas da baixa imunidade."
Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora.


Viu que legal?
Além disso, o sabor das raspas do limão e da laranja dão um toque especial na culinária. E para você não correr o risco de amargar a sua receita, o segredo está na não utilização da membrana branca que fica sob a casca.
Assim, a gente deve conseguir utilizar o chamado zest, que é o nome que se dá para a casca (sem a parte branca) dos frutos cítricos.

Existe um utensílio específico para isso: o zester. Você conhece?






O primeiro torna o trabalho mais demorado, mas as tirinhas ficam lindas, bem decorativas. O segundo é como um ralador, mais rápido, porém o resultado são raspinhas mesmo, como dá pra ver na foto. 

Eu já falei pra vocês que adoro o sabor cítrico, então aqui em casa temos os dois modelinhos, são estes aí das fotos. E a gente usa quase todos os dias, viu? Experimente colocar o zest na marinada dos filés de frango, ou na sua vitamina de frutas. O resultado é sensacional!!!

O zester que faz as tirinhas não tem muito segredo, mas o da segunda foto sim: é da marca Microplane, considerada hoje a melhor marca de raladores do mundo, e você pode comprar na Spicy, no Park Shopping ou pelo site aqui!


2 comentários:

Telma disse...

Não sabia!!! Vou lembrar de usar mais o limão . Agora preciso adquirir esses utensílios chiques! Beijos

Laurinha disse...

Se quiser empresto os meus, viu?!!! Beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...