quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O tal bolo de laranja

Desde que comecei a amamentar, minha alimentação sofreu algumas alterações. Por conta própria, nenhuma indicação médica não. Mas a gente tem pavor só de pensar no nosso bebezinho tendo cólicas, né? Então li muita coisa a respeito na internet - não sei ainda se isso é bom ou ruim - e conversei muito com minhas amigas mamães.

E se for pra gente tirar tudo o que dizem, aff, não sobra quase nada. Imagine que até coisas super saudáveis, tipo rúcula, couve, brócolis, tomate e pepino podem dar cólica no bebê. Eu estou tentando usar o bom senso comendo esses alimentos com bastante moderação, mas alguns tenho evitado de verdade, que são: o leite e seus derivados, o chocolate {snif} e o café.

Essa questão se pode ou não pode leite durante a fase de nutriz {nome dado às mulheres na fase da amamentação} é bastante polêmica, e numa consulta com a Soyama, enfermeira daqui de Brasília especialista em amamentação, ela me disse que é contra a retirada total, e a favor do consumo com moderação.
Um pote de iogurte, uma fatia de queijo, e por aí vai. Ainda segundo ela, só teria indicação mesmo para a retirada total, se pai ou mãe do bebê tiverem histórico de alergia ou intolerância {lembrando que a grande maioria tem alergia à proteína do leite, e não à lactose}. E não é que é o meu caso? Papai da Manuela teve um quadro terrível no primeiro contato com o leite de vaca quando bebê. Aí não me restou muito o que fazer... rs

Muito bem. Leite abolido da dieta, comecei a pesquisar umas receitinhas novas pra ter algumas opções saborosas de lanches aqui em casa. Assim minha visita chega e não precisa comer sozinha... haha
E nessa pesquisa encontrei um bolo de laranja que tem feito um sucesso danado por aqui. Todo mundo que come me pede a receita, então... voilà! Nosso bolo, pra vocês!


Bolo Integral de Laranja
rende 1 bolo médio

  • 2 ovos {em temperatura ambiente}
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de óleo {canola, milho, ou girassol}
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo branca
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • 2 colheres (chá) de fermento
  • 2 laranjas-pêra {é aquela comum mesmo}

Para a calda:
  • suco de 2 laranjas-pêra
  • 1 xícara (chá) de açúcar

Preparo

Pré aqueça o forno a 180º. Unte uma forma com margarina e farinha de trigo.

Descasque as duas laranjas e separe os gomos, tirando também toda a parte branca {senão amarga}. Coloque no liquidificador junto com os ovos, o açúcar e o óleo, e bata até formar um creme.

Numa vasilha à parte, peneire os ingredientes secos {farinhas e fermento}. Devagar, vá acrescente o creme batido, misturando sempre. Coloque na forma untada e leve ao forno por mais ou menos 40 minutos {lembre que dependendo do forno o tempo pode variar!}.

E é só isso. Mais fácil impossível, né?

Depois que o bolo estiver pronto, espere amornar antes de desenformar. Só então prepare a calda, levando ao fogo, numa panelinha, o suco de laranja e o açúcar. Assim que ferver, conte uns dois minutinhos e pronto. Regue o bolo com a calda ainda quente.



Olhando a receita, parece que vai muito açúcar {e vai mesmo} e por isso o bolo fica muito doce. Mas não fica. Fica no ponto, uma delícia.
E quanto às calorias, nessa fase a gente não precisa se preocupar com isso, né? Ainda bem porque a gente já preocupa com muita coisa! Haha
E a visita? Ah, a visita só vai comer uma vez... =)

Quem fizer o bolo depois volta pra me contar o que achou? Aqui em casa se deixar a gente faz toda semana!!

E é isso, queridas. Espero que tenham gostado. Um beijão em todas e... inté!

P.S.: O pulo do gato: não precisa bater o creme muito tempo no liquidificador. Se bater demais, o bolo não fica tão fofinho. Bata até ficar homogêneo, e só.

3 comentários:

Coisas de Tássia disse...

realmente mudamos muito a nossa alimentação por conta dos filhos, primeiro para nutri-los bem no ventre, depois para não passar pelo leite algo que lhe dê cólicas e por fim devemos ser exemplos até na alimentação né?

Adorei a receita de bolo, vou fazer para a minha pitoca!

Abraços,

Laurinha disse...

Com certeza, Tássia!! Que bom que gostou da receita, depois que fizer volta aqui pra me contar o que achou?
Beijos! =)

Vanessa|Prazeres Saudáveis disse...

Bolo lindo e perfeito guardei a receita para fazer:)

Aproveito para te convidar no meu passatempo que está a decorrer aqui gostava muito que participasses:)
http://prazeressaudaveis.blogspot.pt/2014/03/1-aniversario-blogue-passatempo-do-1.html

Beijinho grande

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...