quinta-feira, 12 de julho de 2012

Tá na época: Morango

É muito fácil a gente saber quando é que uma fruta está na época. Aparece um vendedor em cada esquina, com caixas e caixas e preços arrebatadores. E vendedores nas estradas. E nos semáforos.

Hoje mesmo enquanto eu estava na rua vi uma plaquinha vendendo "Morangos - 4 por 10". Quatro caixinhas por R$ 10,00, minha gente, tá mais do que valendo a pena. Morango fora de estação aqui na nossa cidade custa R$ 8,00 uma caixinha só.

Além da vantagem do preço {que por si só já justificaria}, comprar frutas, verduras e legumes na sua época garante produtos mais doces, suculentos, saborosos e o melhor de tudo: com menos agrotóxicos. Segundo a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - PROTESTE - quando a fruta está na época certa de maturação, não exige tanta aplicação dos vilõezinhos.

Maravilha, não? E como a época é dos morangos, vou postar pra vocês a minha sobremesa favorita do momento {sim, porque eu mudo de opinião o tempo todo... hehehe}, o fabuloso Merengue com Morango.

Ai... promete pra mim que vai fazer? Você vai descobrir um manjar dos deuses...!





Merengue com Morango
baseado na receita de Panelinha

  • 2 caixinhas de morangos
  • 1 pote de creme de leite fresco {eu adoro o da marca Palma®, de Luziânia - GO}
  • 2 xícaras (chá) de suspiros picados {usei o da Qualitá®}
  • 1 colher (chá) de água de rosas 
  • 2 colheres (chá) de açúcar 

Preparo

Lave os morangos e retire as folhas. Deixe-os de molho em uma tigelinha. Enquanto isso, bata o creme de leite na batedeira na velocidade baixa, até que ele ganhe consistência. Isso é bem rápido, e é melhor você desligar antes da hora do que depois {se bater demais, seu chantilly vai virar manteiga - fica rançoso, sabe?}. Pra testar a consistência, pegue um pouquinho com um garfo e veja se ele está firme e aerado. Se já estiver bom, acrescente 1 colher (chá) de açúcar e bata só um tiquinho pra misturar.

Com o chantilly pronto, é hora de tirar os morangos da água com cuidado {você vai ver uma porção de sujeirinhas no fundo da vasilha}. Separe 1/3 dos morangos e esmague-os com ajuda de um garfo. Misture a metade do seu creme chantilly a eles.  Beleza. Tá quase pronto...

Agora é a hora de usar o ingrediente especial: você vai cortar os morangos em fatias e deixá-los marinando um pouquinho com a água de rosas e a outra colher de açúcar {uns cinco minutinhos tá bom}.

Então vamos à montagem?

Escolha uma taça transparente e coloque três camadas, nessa ordem: a mistura do chantilly com morangos, o suspiro picado, as fatias de morango. Por último um enfeite com o chantilly puro que sobrou {eu usei um bico de confeitar pra ficar bem bonito...!}.

E pronto, minha gente! Não é facinho? E o tanto que fica bom?!??

Muito bem, como eu acho que muita gente nunca comprou a tal água de rosas, eu tirei uma foto pra mostrar pra vocês:


É uma água aromatizada, mais utilizada na culinária árabe, e dá um toque muito interessante nessa receita. É claro que você não precisa usá-la, mas se estiver animado(a), compre pra ver que legal que é {dura uma eternidade...}.

Ah... e procurando esta foto acabei de encontrar outra mostrando as sujeirinhas dos morangos no fundo da tigela, depois de tirar do molho:

Viu como precisa mesmo dessa limpeza caprichada?

Queridos, espero que tenham gostado da receita e que aproveitem pra fazê-la enquanto o morango tá na época!!!

Beijos em todos e... inté! =)

P.S.: Amelinhas queridas, quem fizer manda as fotos pra mim pleeeeease?!???


7 comentários:

Anônimo disse...

on facebook
Bárbara Holanda: Vou tentar no fim de semana...

Anônimo disse...

on facebook
José Mario Binha: hum!!!! bom demais.

Anônimo disse...

on facebook
Fernanda Garcia: hum que delícia Laura Degani..

Laurinha disse...

‎José Mario, Fernanda vale a pena fazer. Fica uma delícia!!! Vcs animam?!?? Beijão!!! =)

Anônimo disse...

on facebook
Flávia Avancini: hum! deu água na boca!

Anônimo disse...

on facebook
Maria Fernanda Costa Pappas: Vou no mercado hoje compraro que falta, mas existemvários tamanhos de creme de leite fresco... Você usou aquele da Palma menor?

Laurinha disse...

Flavinha, delicia mesmo, viu? Meffs, vários tamanhos??? Eu só conheço um, aquele igual o do queijo cottage... Bjssss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...