terça-feira, 10 de julho de 2012

Dieta de inverno

Se eu tivesse um pouquinho de vergonha na cara, ao invés de estar comendo sobras do meu bolo de aniversário no café da manhã esta semana, eu estaria bem engajada numa dietinha detox. Gente! que comilança louca... tô até com medo de tentar entrar na calça jeans... rs

Um pouquinho de vergonha eu tenho, tanto que até comprei a edição de maio da revista Boa Forma que, justamente, traz uma destas dietas de desintoxicação. A proposta é bem legal {tinha visto no salão de beleza} e prometo postar aqui assim que me animar a fazê-la.

Mas a verdade é que eu acho a coisa mais difícil do mundo entrar em dieta no inverno. Ô coisa boa é uma comidinha mais incrementada nesta época. Deve ser psicológico, mas sinto de verdade que um temperinho a mais ou um molho cremosinho afastam mesmo o frio.

Então a minha sugestão, se você também tiver essa dificuldade, é focar nos bons alimentos, ao invés de pensar somente nas calorias. A gente melhora um pouquinho as escolhas mas sem deixar passar as delícias da estação, né?!

Aí entram aquelas máximas que todo mundo já sabe, como comer chocolate 70% ao invés do chocolate ao leite, tomar vinho tinto ao invés dos destilados, optar pelo fondue na pedra ao invés do friturão.

Mas a dica que eu quero deixar hoje, na verdade, é sobre os temperos. Naquele meu livrinho A Dieta dos 7 {já falei dele aqui} existe um capítulo só para isso. E como comidinha bem temperada é a cara do inverno, que tal escolher as especiarias que mais fazem bem à nossa saúde? Vamos?






























Os 7 Temperos mais Poderosos

  • Pimenta Vermelha: Tem betacaroteno, magnésio, fósforo, vitamina C e ainda é anti-inflamatória devido à capsaicina, substância que dá o sabor picante.
  • Alecrim: Facilita a digestão, estimulando a produção de suco gástrico e protegendo a mucosa do estômago. Ainda tem ação antibacteriana.
  • Gengibre: Limpa o paladar, tem propriedades contra enjôos e poderes digestivos, aliviando gazes e outras desordens intestinais. Trabalhos mais recentes ainda associam o gengibre com ação contra tumores.
  • Curry: É uma combinação de especiarias antioxidantes. Protege o cérebro contra doenças degenerativas e seu consumo diário está associado a um menor risco de câncer. 
  • Orégano: Também antioxidante, previne o envelhecimento precoce através de um trio de compostos fenólicos.
  • Alho: Através da alicina, deixa nossas células mais resistentes. Tem potássio, zinco, selênio e ajoeno, um componente capaz de proteger os vasos sanguíneos e reduzir a pressão arterial.
  • Salsa: Auxilia no sistema imunológico, pois oferece doses altas de vitaminas A e C.

Algumas considerações importantes:

  1. Tanto o alecrim quanto o orégano preservam suas qualidades mesmo quando desidratados. Mesmo assim, se você tiver a oportunidade de comprá-los frescos, eu recomendo devido ao sabor incomparável!
  2. O alho, ao contrário, precisa ser consumido cru para manter os seus atributos. Assim, a minha sugestão de consumo é o molho pesto ou acrescentá-lo ao molho da salada.
  3. A salsa tem uma substância capaz de provocar contrações uterinas, então, querida gestante, nem pense em utilizá-la.

Algumas receitinhas que já publicamos no blog com estas delícias:

{Pimenta Vermelha} Arroz 7 Cereais de Forno

{Curry + Pimenta Vermelha} Frango com Curry

{Alho} Molho Pesto


Então é isso, meus queridos! 
Espero que tenham gostado, uma ótima semana a todos e... inté! =)


4 comentários:

Anônimo disse...

on facebook
Gabriel Rogerio: Eu tenho a força! rs Gostei da foto!

Laurinha disse...

Obrigada Gabriel! Beijos!

CarolB. disse...

Lauraaaa!!! As fotos ficaram maravilhosas.... além de dentista, chef e blogueira, você também já é uma super fotográfa! Adorei!
Beijos, Carol.

Laurinha disse...

Ah!!! Que bom Carol!!! Obrigadaaa!!! Beijão! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...