segunda-feira, 25 de junho de 2012

Peixe de apartamento

A minha casa nunca poderia ter cozinha americana. Eu sou muito incomodada com cheiros, e acho que cada um deve estar no seu lugar. É claro que sempre tem as exceções, como o cheirinho de pão assado que fica bom na casa inteira, mas cheiro de peixe frito não dá. E nem precisa ser frito. Basta dar uma seladinha na frigideira e pronto... o trem impreguina.

Outro dia eu inventei de fazer o peixe do Claude Troisgros aqui em casa {lembra? olha a receita aqui!} e esqueci de fechar a porta do quartinho de serviço. O varal de piso estava estendido, com uma porção de roupas. Nem preciso dizer o que aconteceu, né? As roupas voltaram todas pra máquina de lavar.

Essa é uma das coisas que eu mais sinto falta do tempo em que eu morava em casa, com a minha mãe. Eu nem me preocupava. Podia fazer o que quisesse na cozinha que tava tudo certo. Mas apartamento não é assim, e a gente tem que se adaptar. Deixar de comer peixe? De jeito nenhum... É só trocar a receita. E este peixe assado aqui fica delicioso sem nem precisar fechar a porta do quartinho... rs



Peixe assado no papillote
{serve duas pessoas}

  • 2 filés de peixe branco fresco {se forem pequenos aumente para 4}
  • sumo de 1/2 limão siciliano
  • 2 colheres (chá) de azeite extravirgem
  • 1 cebola cortada em 4 partes
  • ramos de endro fresco
  • flor de sal

Preparo
Forno pré-aquecido a 180º, vamos fazer a montagem do papillote. Em uma assadeira, coloque um pedaço grande de papel alumínio {corte de forma que as bordas fiquem para fora da assadeira}. Tempere os filés de peixe com a flor de sal e coloque no centro do papel. Jogue o sumo do limão, o azeite, os raminhos de endro e por último os pedaços de cebola. Corte outro pedaço de papel alumínio do mesmo tamanho do primeiro e use-o "como uma tampa", fechando bem nas bordas do primeiro pedaço mas sem apertar demais {o ideal é que o papillote fique vedado mas bem fofo, para que o ar circule lá dentro e o peixe asse no seu próprio vapor}.
15 minutos de forno e está pronto!

Não é muito prático? E o tanto que fica bom???


Para mim, existem dois pulos do gato nesta receita: o primeiro é usar o limão siciliano ao invés do limão comum, o tahiti. O sabor vai ficar mais suave, e a acidez na medida certa. O segundo é usar o endro fresco, esta folhinha da foto aí de cima que tanto combina com peixe. Dá um toque super especial.

Outra coisa importante, se você estiver começando a cozinhar, é usar mesmo a flor de sal ao invés do sal marinho. Isso porque é muito fácil a gente errar no sal quando está temperando um peixe, e peixe salgado não dá, né? Como a flor de sal não salga tanto {ela mais intensifica o sabor}, a chance de acerto fica bem maior.

Então é isso, meus queridos. Receitinha muito deliciosa e light pra nossa segunda-feira!

Espero que tenham gostado, uma ótima semana a todos e... inté! =)

P.S.: Esta receita cheira tão pouquinho que dá pra fazer até em quitinete... rs

P.S.2: O peixe aí da foto chama-se Abrotelia. Eu não conhecia, mas achei tão bonito que resolvi comprar para experimentar e adorei. De qualquer forma, escolha um bom peixe: esta receita é muito simples, e o seu resultado vai sem dúvida depender da qualidade dos seus ingredientes.

P.S.3: O endro não é uma ervinha muito fácil de encontrar, então procure nestes mercadinhos mais gourmets. Aqui em Brasília o único lugar que eu encontro é no La Palma.

2 comentários:

Anônimo disse...

on facebook
Fernanda Garcia: Adorei a dica Laura Degani..será que dá com st Peter?? bjs

Laurinha disse...

Fer, dá sim, com certeza! Mas faça com o peixe fresco, porque o congelado solta muita água!!! Bjssss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...