terça-feira, 15 de maio de 2012

Tá na época: Beterraba

Enfiei o pé na jaca. Um só não, os dois.

Final de semana festivo com Teté chegando de viagem e dupla comemoração de Dia das Mães só podia resultar em uma coisa: minha barriga parecendo a de uma grávida de 3 meses no domingo à noite e a necessidade veemente de dieta prolongada pela semana inteira. Hehehe!

Primeira tarefa de segunda-feira, fui avaliar a situação da geladeira e vi que precisava abastecê-la {pelo menos até quarta, dia do verdurão} com muitas frutinhas, verduras e legumes para a minha semana detox.

Segunda-feira não é um bom dia pra fazer a feira, já repararam? Tudo está mais caro, muita coisa ainda não chegou... então o jeito é selecionar o que estiver com uma carinha melhor e um precinho mais camarada. Mas eu já fui com pelo menos uma ideia pré-definida, pois estava doida pra experimentar a beterraba com laranja do blog do Xaxá e aproveitar que beterraba tá na época!


























Beterraba cozida no vinho e suco de laranja
receita de Gabriel Rogerio em gabrielrogerio.worpress.com

  • 1 beterraba média {eu usei 3, então todo o resto da receita também multipliquei por 3}
  • 1 colher (sopa) de açúcar 
  • 1/2 copo de vinho branco seco {medi na xícara padrão, então coloquei 1/2 xícara para cada beterraba}
  • 1 copo de água {coloquei a água no olho mesmo, até cobrir as beterrabas na panela}
  • 1 copo de suco de laranja {também medi na xícara padrão}
  • 1 pitada de sal


Preparo:

Lave as beterrabas com ajuda de uma escovinha. Coloque-as {com casca, tá?} em uma panela de pressão com o açúcar, o vinho, uma pitada de sal e complete com água até cobrir as beterrabas. Depois que a panela pegar pressão {faz aquele barulhinho, sabe?} marque 20 minutos.
Após o cozimento, separe as beterrabas {coloque numa vasilha com água fria} e adicione ao líquido que restou na panela o suco de laranja. Em fogo médio e com a panela destampada, deixe reduzir até mais ou menos a metade do volume para formar a calda.
Para finalizar, descasque as beterrabas, corte em fatias e jogue a calda peneirada sobre elas.

Gentem, achei uma maravilha essa receita. Eu não sou a mais fã de beterraba, mas comi uma vez em um restaurante natureba essa combinação com a calda de laranja e fiquei apaixonada. Quase que fui lá na cozinha implorar pela receita... rs
Então, se você for como eu, essa é a sua beterraba! Fica super macia, saborosa e perfumada. Deixei na geladeira de um dia para o outro e parece que ficou melhor ainda!!! Adorei, viu, Xaxá?!!

Você pode usá-la como salada ou acompanhamento. O Xaxá combinou com um lombinho, eu com o frango com laranja que já mostrei pra vocês a receita aqui. Mas purinha mesmo já é uma comidinha dos deuses.

Os benefícios da beterraba todo mundo já sabe, né? São inúmeros! Fortalece a imunidade e o sistema circulatório, é super pouco calórica {100 g = 49 Kcal} e rica em antioxidantes, fibras, vitaminas e sais minerais.

A safra:

  • janeiro; março a maio; outubro e dezembro

Espero que tenham gostado da receita e que incorporem a beterraba no seu dia a dia como eu farei a partir de agora!

Beijos em todos, ótima semana e... inté! =)

P.S.: O blog do Xaxá - ops, do Gabriel Rogerio - é de dar água na boca. Passem lá pra conhecer!

P.S.2: A minha calda, apesar de super saborosa, não ficou muito grossinha e acho que foi pela quantidade de água que precisei colocar para cobrir as danadinhas. Então, se a sua panela de pressão for grande como a minha, é melhor multiplicar ainda mais a receita, ok?

P.S.3: Mesmo colocando açúcar no cozimento, você vai perceber que ela não fica exagerada, mas doce no ponto certo. Acho super legal para a dieta porque tira qualquer vontade de sobremesa! Nota 10!


8 comentários:

Cândida Veloso disse...

Mmmmmmm! Vou testar!!!

Roteiro Baby disse...

Interessante! Gostei de saber!
www.roteirobabybrasilia.com

Anônimo disse...

on facebook
Fernanda Garcia: Ótima dica....tem algum de caldinho light?? kkk

Anônimo disse...

on facebook
Gabriel Rogerio: Oi Laura! Muuuito legal, obrigado!
Gostei da apresentação e dos comentários, show! Beijão

Anônimo disse...

on facebook
Rejane Tannure: Adorei saber que outras gravidas como eu!!! Kkkkkkkkkk... Alias tenho tomado cadinho de beterraba... Delicia... Beijinhos

Laurinha disse...

Cacá, teste, teste!!! Depois me conta!!!
Fê, coloquei o link pra vc do cladinho, vc viu?
Xaxá, que bom que gostou!!!
Rejane, bem-vinda ao Adoráveis!!!
Beijão em todos!!!

Telma disse...

Que exagero! Até parece, barriguda... Mas então, sobre a beterraba, lá em casa tá na época o ano todo, pois o Henrique ama! Beterraba é uma das coisas que faço questão de comprar em feiras orgânicas porque o gosto é muito diferente. Deve ser boa essa receita hein! Beijos

Anônimo disse...

on facebook
Andrea Ponte Rocha: Essa eu preciso experimentar pq só como pra dar exemplo lá em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...