terça-feira, 24 de abril de 2012

Tá na Época: Abacate

E quando o tiro sai pela culatra? Ontem saiu. Era pra ser uma saladinha mas acabou como festa mexicana... hehehe



Abacate tá na época e eu adoro. Quando pequena minha mãe fazia sempre na forma de vitamina: leite, abacate, açúcar e gotinhas de limão {imprescindíveis}. Delícia. Depois, mais velha um pouquinho, chegou a febre da guacamole. Delícia outra vez.

Na nossa última viagem {contei aqui pra vocês, lembram?} comi abacate no sanduíche, na salada, no tartare de atum e no carpaccio de salmão. Aí não tive mais dúvida alguma: como eu gosto desse danado!!!

Trouxe um do mercado e ontem a ideia era fazer uma receita meio guacamole, meio saladinha para o jantar. Comprei as endívias {eu jurava que tinha lido na receita!}, montei o prato, tirei foto toda animada...


... mas na hora de comer não deu!!! Gentem... nada a ver o gosto do abacate com endívias. Nada a ver meeeeeeesmo. Não experimentem. Não experimentem por nada. Vai por mim.

Aí a salada foi pra geladeira, e eu para o supermercado. Um saquinho de tortilhas na cesta de compras e... agora sim!!!

Salada de abacate com tomate e cebola 
baseado na receita do site cybercook.terra.com.br

  • 1/2 xícara (chá) de maionese à base de leite {eu coloquei um pouquinho menos que isso}
  • 1 abacate
  • 1 tomate sem as sementes cortado em quadradinhos
  • 1 cebola roxa cortada em quadradinhos
  • 1 colher (chá) de sal
  • suco de 1 limão
  • tortilhas {comprei 1 pacote do sabor original da marca King of Snacks no Pão de Açúcar}

Amassar grosseiramente o abacate em uma tigela, acrescentar o tomate e a cebola. Misturar, acrescentar o sal e a maionese, misturar de novo e levar à geladeira por no mínimo 20 minutos {eu não sei se precisava, mas coloquei o caroço do abacate dentro da salada para ela não escurecer}. O suco de limão eu deixei num potinho ao lado e a gente foi acrescentando a gosto.

O jantar acho que não foi assim... muito light, mas continuou super saudável e fez o maior sucesso por aqui!


As propriedades nutricionais do abacate são de dar inveja: é rico em vitaminas A, E, B1 e B2. É fonte de minerais como o magnésio, cálcio, ferro e fósforo e ainda tem a glutationa, um super antioxidante. Sua gordura é tão benéfica quanto a do azeite e diante disso tudo, não vamos questionar seu valor calórico, combinado?

A safra:
  • fevereiro a maio {podendo chegar até junho}

Bem, minha gente, o que eu gostei nessa versão abrasileirada da guacamole é que o sabor ficou bem mais suave, e super super cremoso. Só paramos de comer na hora em que acabaram as tortilhas. Recomendo as mudanças, viu?!

E vocês? Também são fãs do abacate? Sabem de alguma receita bacana? Quem souber, compartilha com a gente, vai?

Beijos em todos e... inté!!! =)

P.S.: Fui reler a receita e descobri de onde surgiu minha magnífica ideia de colocar a salada nas endívias. Lá estava escrito assim: sirva com as tortilhas ou barquetes. E barquetes, na minha cabecita, ficou gravado como endívias, pode?!


5 comentários:

th. disse...

Laura, dica árabe para a cebola ficar com gosto bom, mas sem aquele ranço que dá bafinho: colocar, depois de picada, de molho no vinagre com água. O caldo vai ficar branquinho... aí vc lava bem até sair todo o vinagre, para não deixar gosto.

A dica serve pra vinagrete (ele não fica com aquele gosto fortíssimo de cebola, sabe?), saladas, guacamole, enfim, tudo em que se usa a cebola crua...

Anônimo disse...

on facebook
Fernanda Garcia: Laura adorei a dica.. Bjs

Anônimo disse...

on instagram
cebrandt: Muito bom!

Anônimo disse...

on instagram
ericacamargo: Hummmmmm amo guacamole

Laurinha disse...

th.! Que dica boa! Adorei e vou testar com certeza!!!
Fernanda, que bom que gostou, querida!
cebrandt muito bom mesmo, viu? Depois testa!
ericacamargo eu também, amo guacamole!!!
Beijos em todos!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...