sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Tá na Época: Jabuticaba

Jabuticaba é fruta boa pra comer no pé. Descalço, sem pressa de ver o tempo passar.

A Jabuticabeira é a minha árvore frutífera preferida, tão linda que vai merecer um local de destaque quando eu tiver o meu jardim...





E você sabia que esta mocinha é 100% brasileira? É ou não é um orgulho nacional? Se não é, deveria ser, porque essa pequena bolinha roxa é uma riqueza nutricional: ferro, fósforo, vitamina C, vitamina B3 e ainda a antocianidina se você comer a casca. Os benefícios desta última são inúmeros, dá só uma olhada nesta matéria aqui.

Receita com jabuticaba ou vira geléia ou molho pra carne de porco. Para o suco, umas gotinhas de limão podem dar um charme a mais. Mas hoje é sexta-feira, e se você estiver precisando relaxar como eu, que tal fazer a Caipirinha do Veloso?


Caipirinha de Jabuticaba 
receita do Veloso
  • 12 unidades de jabuticaba
  • 1 colher (sobremesa) de açúcar - eu coloquei uma colher (sopa) de açúcar demerara
  • 75 ml de cachaça - se for fazer com vodka, coloque só 50 ml
  • gelo - umas 8 pedrinhas, mais ou menos

Em uma coqueteleira, macere as 12 jabuticabas inteiras com o açúcar. Coloque a mistura em um copo médio e acrescente o gelo. Por último, coloque os 75 ml de cachaça. Com um mexedor, mexa bem.
(Gente, na minha eu ainda acrescentei umas folhinhas de manjericão (8 pequenininhas, pra ser mais exata: 5 maceradas junto com as jabuticabas e 3 para decorar!)

E estas fotos tão lindas que coloquei ali em cima no post, são da Cândida Veloso,  uma talentosíssima Instagramer de quem eu sou super fã... Cacá, muito muito obrigada pelas suas fotos, viu?

E você, que tal fazer a sua caipirinha e dar um pulinho lá no Instagram - @mcanfvel - pra conferir a arte desta moça, heim?!

Update: Eita gente, e eu que nem percebi... Caipirinha do Veloso... Cândida Veloso... que super coincidência, não?!!! Cáca, ele é seu parente?!


7 comentários:

Laiz disse...

Eu amo jabuticaba! Fruta deliciosa! E ainda melhor comendo do pé mesmo!!!!! E que fotos lindas!!!!! Bjão

Cândida Veloso disse...

Ah, Laura! Obrigada!!! Se você é minha fã, nem imagina a fã que tem do lado de cá! Adorei o post, pois também sou apaixonada por essa pérola negra. Na próxima temporada, tentarei a receita de caipirosca e vou repetir a minha geléia, com um toque de cravo e canela. Se ficar boa novamente te mando um vidro - acho que você também vai gostar!

Andrea Ponte Rocha - Diretora Executiva de Vendas Ind. Mary Kay disse...

Amei esse post! Adoro jabuticaba e sabia das suas propriedades campeãs, principalmente em relação aos benefícios cardiovasculares!
Quero a geléia tb bbbbbbbbbbb;)

Cândida Veloso disse...

Obrigada pelo elogio às minhas fotos, Laiz! :) Quem sabe você também não experimenta a geléia, Andrea? ;)

Laurinha disse...

Queridas! Que bom que gostaram do post!!! Já estava ansiosa pela sexta desde o início da semana pra poder fazer o post!!!
Cândida, promessa é dívida, heim?!!! Vou cobrar a minha geléia!!! Com direito à receita pra postar aqui no blog, tá?!
Laiz, Cacá e Andrea, um ótimo sábado pra vocês! =)
Beijosssss

Cândida Veloso disse...

HAHAHAHAHA! Parece que é dos "Veloso" exaltarem a jabuticaba!!! Olha o que o Caetano canta em "Eu te Amo":
"Nunca acaba, nunca
O nosso amor
Da cor do azeviche
Da jabuticaba
E da cor da luz do sol!"
Beijão!!!

Laurinha disse...

Adorei!!! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...