quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A Fantástica Fábrica de... Lixo

Assisti ao documentário The Story of Stuff no blog da Laiz e vim correndo trazer ele pra cá.

Vocês já pararam pra pensar na quantidade de coisas que compramos todos os dias? E na quantidade de lixo produzido, então? E essa nossa mania de querer sempre a versão mais atualizada de tudo? Saiu o novo iPod, o velho - que não está nada velho - é descartado. Saiu a televisão 3D... ah, vamos levar esta do home pro nosso quarto? Assim colocamos uma nova na sala...

Será que a gente precisa mesmo de tudo isso?

Eu sou fã de coisinhas - aliás é assim que a Andrea, uma amiga querida se refere ao Adoráveis Inutilidades: é um blog de coisinhas, diz ela - e não é à toa que coloquei um nome tão sugestivo, mas... tudo que eu compro eu quero que dure, e quero que dure muito. Tenho horror às coisas que estragam rápido. Queria poder comprar tudo só uma vez, e não precisar trocar jamais.

Mas mesmo sabendo que isso é impossível, a gente não faz ideia da importância do consumo consciente. Annie Leonard faz. E depois de 10 anos de estudos fez um documentário deslumbrante pra convencer a gente disto também. O projeto nasceu em 2007 - com o lançamento do vídeo - e hoje mais de 15 milhões de pessoas já aprenderam um pouquinho com ela. Um ano depois do documentário, Annie fundou o Story of Stuff Project, para que outras pessoas também pudessem participar e levar a ideia adiante.

O vídeo original tem 21 minutinhos, e se você estiver sem tempo agora, peço muito que você volte daqui a pouco pra assistir. Ou no final de semana, ou quando você quiser, ele vai estar sempre aqui: eu garanto que vão ser uns minutinhos muito bem gastos no seu dia...


O mais importante é saber que a atitude ecológica começa bem antes da coleta seletiva: vamos gerar menos lixo! 
Passe adiante, e se quiser mostrar para os filhotes - eu recomendo! - tem também a versão dublada disponível no youtube. Mais uma campanha nossa e eu conto com vocês, certo?


2 comentários:

Laiz disse...

eeeeeeee!!!!!Vamos divulgar! Adorei!!!! A ideia é essa mesmo, se cada um fizer a sua parte, as coisas podem melhorar sim.
O que acha de panquecas no final de semana??????????
Bjocassss

Laurinha disse...

Oi Laiz! Acho ótimo as panquecas para o fim de semana!!! Vamos vamos vamos!!! Beijão!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...