terça-feira, 29 de novembro de 2011

Aperitivo funcional

Este sábado tivemos um evento adorável aqui em casa. Uma tarde da beleza, com direito a tratamento facial e curso de maquiagem. A mulherada se divertiu até, quase não deixou a professora falar... foi uma delícia a nossa bagunça!

Ainda pela manhã, marido me perguntou o que eu tinha programado pra servir para as meninas:

_ Vou fazer aquele damasco com cream cheese, sabe?
_ E o que mais?
_ Coloquei uns espumantes pra gelar, vou testar um drink do livro de Natal...
_ E o que mais?
_ Ah, pensei em colocar uns docinhos, para as meninas comerem ou levarem pra casa...
_ Só isso?

Eu não estava entendendo mais nada: era um curso de maquiagem ou um evento gastronômico???
O fato é que o marido me convenceu e fomos lá na Sweet Cake comprar mini quiches, empadinhas e pãezinhos da vovó. No fim das contas, ele bem que estava com a razão, porque o nosso encontro rendeu que foi uma beleza, e acho que se dependesse de mim as meninas teriam passado fome... hehehe...

Mas o que fez sucesso mesmo foram os damascos. Cy e Claudinha adoraram a combinação. Ádila já conhecia e fazia em casa, só nunca tinha provado com as sementes de papoula. Marcele promoveu o aperitivo a lanchinho diário - "perfeito: uma fruta e uma proteína!!!" - e disse que vai fazer e levar para o trabalho.

A receita - adivinha? uma chance??? - é da Rita Lobo, e está também no livro Receitas de Natal que indiquei pra vocês aqui.

Olha a nossa foto! Deixei vocês com vontade de experimentar?!

Damasco com cream cheese
  • 300 g de damascos
  • 150 g de cream cheese
  • 3 colheres (sopa) de sementes de papoula

Corte os damascos horizontalmente até a metade para que possam ser recheados. Coloque cerca de uma colher (chá) de cream cheese no meio de cada damasco e aperte levemente. Com a própria colher, alise a borda de cream cheese. Num prato, espalhe as sementes de papoula. Empane cada damasco pressionando o cream cheese nas sementes. Arrume os damascos recheados num prato de maneira harmoniosa e sirva imediatamente ou leve à geladeira.

O damasco seco é uma frutinha super nutritiva (vitaminas A, B, C e E, ácido fólico e betacaroteno), é rica em fibras e ainda tem poucas calorias. O cream cheese é muito mais interessante que o requeijão em qualidades nutricionais (menos sódio, gordura saturada e calorias) e as sementes de papoula, super comuns fora do Brasil, são ricas em gorduras insaturadas (as saudáveis) e não são entorpecentes, minha gente!!! São só para enfeitar e dar um crocantinho a mais. 

Ah... e o drink que eu ia fazer era o Bellini, que também está no livro. Só que na hora eu esqueci... e tomamos só o espumante mesmo... rs

E vocês? Já testaram alguma receitinha este ano para o Natal?


7 comentários:

CarolB disse...

Uau!!! Que foto, hein?! Amei... Pena que eu não provei, mas estou na dúvida do que foi melhor: o curso ou os quitutes?! Beijos

kelly disse...

Delicioso! Já está no cardápio do Natal! Com certeza!

Cy disse...

Gente, o talento dessa menina é mesmo sem limites. Além de ótima anfitriã, excelente maquiadora, cozinheira de mão cheia, escritora talentosa, ainda é uma grande fotógrafa? A fala sério!!!
Laura, tenho que confessar que nem era muito fã de Damasco. Fui experimentar seu quitute por educação e realmente me apaixonei. E a ideia da da Marcele de levar para o trabalho é ótima. Realmente um snack delicioso e bem balanceado. Só alegria. Vc é mesmo demais. Bj, bj, bj

Letícia ou Lele... disse...

Estou adorando o seu blog... e doida para experimentar essa receita!! bjo

Laurinha disse...

Carol, o melhor foi o evento todo!!!
Kelly, faça sim, vc vai amar!
Cy, nossa!!! Puxa vida... fiquei emocionada... :)
Letícia, seja muito bem-vinda ao Adoráveis! Que bom ter você aqui com a gente!
Beijão, meninas!!!

érica camargo disse...

Ok que eu não entendo nada de cozinha mas amei a receita e vou mandar Andre fazer esse finds! Te falo como ficou,rs :)
beijooooooo

Laurinha disse...

Que legal, Érica! Me fale sim!!! MAs... vamos combinar que uma receita como esta dá até para o maior inimigo das panelas, né?!!! Beijão, querida!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...