segunda-feira, 24 de outubro de 2011

International #cheeseburgerday



Pausa na dieta nossa de cada segunda para comemorar o dia do cheeseburger. Renato Maria, empresário de São Paulo, teve a ideia, fez o site e resolveu que hoje, dia 24/10, seria o dia internacional do pão + queijo + hambúrguer.
Ah... não acredito... é o que a maioria vai pensar, mas pasmem, o Dia Nacional do Cheeseburger - 18/09 -já era comemorado nos Estados Unidos há mais tempo!!!

Bobagem ou não, qualquer tema que alegre o dia, pra mim, já está valendo. Empolgadíssima, passei um tempão ontem tentando achar uma receita do Jamie Oliver que já tinha feito uma vez e nem por nada lembrava onde estava anotada... Mas como eu sou brasileira e não desisto nunca, achei!!! E será o nosso jantar de hoje!

O Hambúrguer do Elvis é uma mistureba só, como vocês vão ver, ainda mais para os gourmets que defendem o hambúrguer perfeito apenas com carne de boa qualidade (picada na ponta da faca) e sal... Mas pra mim, é insuperável. E pra mim, também, cozinhar não precisa ter regras: o que vale é se divertir, não é?!

Anote a receita - e eu também, para não perder nunca mais... hehehe

Ingredientes

  • 900g de acém moido (eu vou substituir pelo patinho) 
  • 1 cebola roxa bem picadinha
  • 1 ovo grande
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado (queijo mesmo, tá gente? nada de usar o de pacotinho...)
  • 1 colher (sopa) bem cheia de mostarda dijon (pode colocar, fica uma delícia)
  • 120g de pão ralado (tipo farinha de rosca)
  • 1/2 colher (chá) de sementes de cominho (marido não gosta, então este eu pulo)
  • 1 colher (sopa) de sementes de coentro (gente... tudo isso? achei muito... não lembro se eu coloquei da outra vez...)
  • 1 colher (chá) de pimenta do reino moída (eu coloco no olhômetro mesmo, moída na hora)
  • azeite de oliva a gosto
  • sal a gosto (marinho, ou flor de sal)
  • óleo de canola, na frigideira, para fritar os hambúrgueres
  • papel manteiga, para empilhar os hambúrgueres sem grudar


Preparo

Numa frigideira grande, frite a cebola em azeite por cerca de 5 minutos até que fique bem macia, mas não dourada. Isso vai dar um toque adocicado ao hambúrguer. Junte a cebola à carne crua. Num pilão, soque o cominho, as sementes de coentro, o sal e a pimenta do reino até ficarem finos. Acrescente os temperos à carne. Adicione o parmesão, a mostarda dijon, o ovo e metade do pão ralado. Misture. Se estiver muito grudento, adicione mais pão ralado.
Abra um pedaço de papel manteiga, salpique pão ralado por cima. Molde os hambúrgueres e deixe na geladeira por cerca de 1 hora.
Na hora de fritar: aqueça um pouco de óleo na frigideira e frite os hambúrgueres em fogo médio-alto por cerca de 8 a 10 minutos, virando-os de vez em quando.
Sirva-os em pão de hambúrguer tostado, com queijo, tomate, alface, cebola, picles e o que mais quiser!

Fica delicioso, vocês vão ver!

E esta foto magnífica que eu coloquei aí em cima, é dos mini-hambúrgueres do GastronoME! - um restaurante incrível que conheci em Madrid. Junto à carne, eles acrescentam foie gras, pode? Divino, maravilhoso, muito mais gostoso pra mim que a carne com sal tão defendida pelos especialistas...!


Eu vou imitar esta apresentação linda e fazer também meus mini-hambúrgueres, uma ótima ideia pra matar todas as vontades... Quem quiser come um, quem quiser come dois, e os gulosinhos como eu, os três!

Update: Olhem como o hambúrguer ficou neste post aqui!


4 comentários:

Unknown disse...

Adorei o Post :)

Inigo disse...

Estou chorando de fome com este post!! Muito bom :)

Telma disse...

Que delicia! E que bom que fui convidada para o jantar! Lembro bem quando você fez essa receita maravilhosa! Um bom sanduíche é meu lanche/jantar preferido ! Contando as horas para o jantar... Beijos

Laurinha disse...

RM, obrigada pela visita e parabéns pelo #cheeseburgerday! :)
Íñigo, eu também fiquei...!!! :)
Telminha, que bom que deu tudo certo no jantar, né?!
Beijos em todos!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...