quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Os azeites de Ferran Adrià

Já há alguns anos o chef catalão mais famoso do mundo desenvolveu junto à Borges uma linha de azeites super bacana para a nossa comidinha sair da rotina. Não é toda vez que encontro eles por aqui - se alguém souber de um cantinho que sempre tenha estas delícias me avise por favor! - mas tê-los em casa vale muito à pena, é só a gente aprender a usar.




Além destes aí em cima têm ainda muitos outros, como o de Manjericão Fresco, o de Pimenta Malagueta e Cardamomo, o de Alho Frito e o de Shoyo e Gengibre.  O mais legal de tudo é que todos eles são 100% naturais, sem conservantes, corantes ou aromatizantes.

No site da Borges a gente assiste a uma verdadeira aula sobre azeites, tem até uma apostila que ensina o passo a passo da degustação (sim, minha gente, hoje em dia tudo se degusta!) que você pode baixar aqui.

Mas eu sei que você provavelmente não está com tanto tempo como eu, hehehe, então pra facilitar a sua vida já vou postar aqui as dicas do super chef Ferran Adrià para tirar a sua cozinha da rotina. Olha que máximo:
  • Para preparar o seu macarrão ao alho e óleo, experimente trocar o azeite habitual pelo aromático azeite ao Alho Frito, ou de Baunilha Fresca, ou de Canela, ou a Quatro Pimentas (hum... deve ficar bom... mas nunca vi o de baunilha nem o de canela pra vender aqui em Brasília...);
  • Use o azeite aromático com Azeitonas Pretas ou o de Casquinha de Limão para incrementar o molho da sua salada (o de casquinha de limão é o meu preferido. Dá pra fazer isso com o zester também, como eu já disse aqui);
  • Depois de retirar o hambúrguer da grelha, tempere com o azeite a Quatro Pimentas;
  • Sirva uma bola de sorvete de chocolate numa taça e cubra com um fio de azeite com Alecrim Fresco e uma pitada de sal grosso (eita! deve ficar massa!)
  • Cubra o sorvete de creme com um fio de azeite com Casquinha de Limão
  • Sirva ovos frios com um fio de azeite com Azeitonas Pretas
  • Para preparar um acompanhamento doce para carnes, amasse algumas passas e ameixas secas com um pouco de vinho moscatel. Use para preparar a carne e ao final incorpore um fio de azeite com Canela ou Baunilha Fresca
  • Na maçã assada, o segredo é colocar um pouco de azeite com Canela, ou Baunilha, ou Alecrim Fresco antes de servir.
Hum... Me deu água na boca... Acho que vou dar uma paradinha e fazer um lanchinho... regado a azeite, claaaaaaro!

2 comentários:

Ricardo Mesquita disse...

Caríssima 'Editora-blogeira', tem coisa melhor que pão molhado no azeite com sal e pimentinha do reino? Tem? Tem: pão molhado no azeite com pimenta sal e um gostoso tomate e um vinho pra arrematar!

Laurinha disse...

Ah, chef, aí você pegou pesado! Além de eu AMAR um pãozinho com azeite, isto pra mim ainda tem gosto de infância... papai italianão fazia sempre pra gente comer todo mundo junto, no mesmo pratinho! Adoro!!! Beijão pra você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...