terça-feira, 16 de agosto de 2011

Segue o seco

Na varanda do nosso apartamento eu tenho uma hortinha de ervas aromáticas. Mas cadê a coragem de fotografá-la para o blog? Se vocês virem como está, vão me achar a pior agricultora do mundo...
Sempre tive o maior cuidado para aguar as plantas daqui de casa, porque já me disseram que ao contrário do que todo mundo pensa as plantas morrem mais por excesso do que por falta de água, mas as minhas bichinhas estão secas de dar dó...

E sofrem as plantas e as nossas narinas, não é? Ontem vi no jornal que a umidade relativa do ar chegou a 10% aqui na capital federal. Pelo que li na matéria, Goiânia, Cuiabá e Campo Grande também estão sofrendo com a estação mais seca do ano.
E aí vem a minha dúvida: usar ou não usar o umidificador de ar? Já vi gente dizer que usa o tempo todo, outros que não usam de jeito nenhum pois com ele todos ficam mais doentes. Mas o que diz o especialista?


"Não há dúvida que o clima seco de Brasília influencia negativamente na mucosa nasal, agravando a famosa "rinite" com a qual muitos brasilienses convivem. Vários trabalhos já demonstraram que o ar seco é prejudicial para o nariz, ao passo que o ar mais aquecido e úmido contribui para reduzir os sintomas da rinite.

A controvérsia, entretanto, diz respeito à questão dos fungos. Em teoria, um ambiente úmido propicia a proliferação de esporos e fungos que, por sua vez, podem agravar alguns quadros de rinite quando aspirados.

Diante desses dois aspectos, algumas considerações são válidas. Em primeiro lugar, como tudo em medicina, o bom senso é soberano. Uma coisa é  trazer a umidade relativa do ar de volta a níveis humanamente suportáveis, isto é, acima de 35%. Outra coisa é umidificar o ar a ponto de permitir que a umidade torne um ambiente propício para o surgimento de mofo. A segunda hipótese só se concretiza se o umidificador é usado em exagero."


Umidificador Ultrassônico AMB Water Clear Premium

Umidificador e Ionizador Humid-Air


Umidificador Ultrassônico Allergy Free G-Tech

Existem muitos modelos de umidificadores, estes aí nas fotos estão todos à venda no Submarino. Na hora de você escolher o seu, fique atento aos diferenciais: muitos equipamentos possuem funções antibactericidas, usando por exemplo, a luz ultravioleta. Outros vêm com um compartimento para desmineralização que filtra os minerais da água para evitar sujeira. Alguns ainda monitoram a umidade relativa do ar conseguindo manter o nível ajustado. Mas se você já possui um que não seja tão moderno, pode controlar assim:

"Se o chão do quarto fica úmido, coberto por um "orvalho" pela manhã, o umidificador passou do limite. Se o aparelho é colocado muito em cima da cama, e o colchão está "molhado" de manhã, idem. Se o vapor gerado pelo aparelho encontra tecidos felpudos ou espessos como carpetes, cortinas pesadas, etc, lógico que a chance de surgir mofo é maior.

Assim, aconselho meus pacientes a usarem apenas de noite, na época de seca. Aumentar a potência do aparelho até que a fumaça comece a ficar visível, e não colocá-lo muito em cima da cama."

O nosso especialista, Dr. Krishnamurti Sarmento Junior é pós-graduado em cirurgia otorrinolaringológica e membro titular da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia. Mais dúvidas, acesse seu site aqui.

4 comentários:

Telma disse...

Não sofro nadinha com a secura. Só a pele e lábios bem secos. Mas o Henrique passou a dormir muito melhor depois que colocamos o umidificador! Precisa lavar sempre e trocar a água todos os dias! Beijos

Laurinha disse...

Telminha, eu sofro um bocado! Já fui providenciar o meu! Beijão!

Marcia Degani disse...

Laura! Vou torcer pro seu Blog ficar famoso e você dar consultoria desses assuntos em programa de TV. Não tenho certeza se a Karen leu direito, mas vou divulgá-lo pros meus conhecidos artistas, quem sabe, alguém não tem contato com alguma emissora. Daria certinho. Você é bonita, simpática, inteligente, bem informada, bem humorada e MAGRINHA! (dizem a imagem da TV engorda a pessoa, será que em alta definição também?) Agora vc vai me desculpar, mas não vou entrar nas receitas. Enquanto o Matheus e a Tina roncam, vou acessar o da Telma. Beijão!

Laurinha disse...

Hahaha!!! Imagina só, que chique??? Mas... sei não, eu sou tãããão careteira que acho melhor ficar só "nas escrita" mesmo!!! E você também... é suspeita, né? Sou tudo isso aí mesmo???? Beijosssss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...