quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Gelinhos de saúde

Gente, que correria louca que é o final de ano, né? Estou aqui com um milhão de coisas acumuladas pra escrever pra vocês e não arranjo um tempinho sequer! Que horror!! Vocês estão assim também?

E já que o tempo está curto, vamos logo ao que interessa:

É que eu estou {finalmente!} bastante empolgada com a gastronomia funcional desde que li o Escolhas e Impactos {livro que indiquei pra vocês aqui} da Dra. Gisela Savioli e do Chef Renato Caleffi, e adotei duas receitinhas do livro que estou muito, muito mesmo satisfeita com os resultados. São dois alimentos funcionais incríveis numa forma muito fácil de usar que eu apelidei de gelinhos de saúde.

Olhem só o que são:



Gel de Linhaça
receita do livro Escolhas e Impactos - Gastronomia Funcional

  • 5 colheres (sopa) de linhaça marrom ou dourada
  • 500 ml de água

Deixar a mistura num pote tampado na geladeira por 24 horas. Vai formar um gel mesmo, que ou você deixa na geladeira {dura 1 semana} ou você bate no liquidificador e congela nas forminhas de gelo. A receita diz que se o gel ficar muito compacto ou sólido {antes de congelar}, é bom acrescentar um pouco mais de água, mas no meu caso não precisou.

Gelinho de Banana Verde
receita do livro Escolhas e Impactos - Gastronomia Funcional

  • bananas verdes não aclimatizadas {significa que você precisa colher no pé}
  • água para ferver

Colocar água na panela de pressão {o suficiente para cobrir as bananas com uma folguinha} e quando abrir fervura adicionar as bananas {lavadas, com casca e com os talinhos}. Tampar e deixar cozinhar na pressão por 10 minutos {marque só depois que começar a apitar}. Depois disso, desligar o fogo e deixar a panela perder a pressão sozinha, sem acelerar o processo.
Destampar, retirar as bananas e descascar com auxílio de um garfo. Colocar no processador {tem que ser ainda quente} e assim que formar uma pasta desligar e distribuir nas forminhas de gelo para congelar.
Só para que você tenha uma ideia de quanto quer fazer, 2 bananas rendem 7 gelinhos.

Super fácil, heim? Vocês agora têm saúde pra dar e vender no congelador!!

Muito bem, como usar: a gente vai separar sempre um cubinho por pessoa, e adicionar aos sucos, vitaminas e até na sopa. Eu tenho usado o de linhaça no suco do café da manhã e o de banana verde na sopinha da noite. A receita pede para separar na véspera pra já ir descongelando, mas como eu nunca lembro pego na hora mesmo e até hoje não quebrei o meu liquidificador {se quebrar o seu não vá dizer que eu não avisei, viu? rs}

E... para que serve isso afinal???

Hum, agora convenço vocês a fazer de vez, olhem só:

  • Linhaça: excelente fonte de fibras, apresenta diversos nutrientes e componentes bioativos, fibras solúveis e vitamina E, correlacionados com uma melhor qualidade de vida. Segundo a Dra. Gisela, a linhaça que devemos consumir é a marrom mesmo, brasileiríssima. Deixe a dourada {canadense} para os canadenses... rs
  • Biomassa de Banana Verde: considerada um alimento funcional, apresenta alto conteúdo de amido resistente, que representa um benefício similar ao da fibra alimentar. Auxilia no trânsito intestinal e é coadjuvante na redução do colesterol. Acrescenta vitaminas e minerais aos alimentos sem alterar seu sabor. Como não é digerida, a biomassa faz com que o alimento vá mais lentamente ao intestino, melhorando a glicemia e dando mais saciedade.

Não são demais esses gelinhos?

É isso, meus queridos. Espero que tenham gostado e que experimentem as receitas, vocês vão ver que benefícios bons a gente tem.

Beijos em todos, boa sorte na compra dos ingressos da Copa das Confederações e... inté! =)

P.S.: Eu não consigo comprar os meus ingressos por nada!! A Visa tá me boicotando!!!

P.S.2: Alguma explicação maior sobre as receitas de hoje deixe aqui nos comentários que eu respondo, ok?


2 comentários:

Anônimo disse...

ola, boa noite! estou conhecendo o blog ha pouco tempo e ja fiquei fa... fiz a receita da quiche de aveia e berinjela e fez o maior sucesso por aqui! qual seria o tipo dessa banana? da terra, dagua, prata? agradeço pela resposta.
um abraço.
Sabrina Abreu (RJ)

Laurinha disse...

Oi Sabrina! Seja muito bem vinda!!! Vc pode usar qq banana, o importante é que ela não seja aclimatizada. Esse é um processo que os supermercados usam para acelerar o processo do amadurecimento e que faz com que a banana perca essas propriedades da biomassa. A que eu usei aqui em casa foi a prata, mas só pq foi a primeira que eu achei no pé, onde eu mesma colhi. Beijão pra vc, tomara que eu te veja sempre por aqui! :)
Ah! E a quiche é uma delícia mesmo, né?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...