sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Os ovos e a "quase" frittata

Há muuuuuuito tempo atrás {põe muito nisso, né Angi?!} a Angi, blogueira querida do Mãe de Guri, me pediu pra dar uma dica que eu já havia dado à Laiz no dia da nossa panquecada que era como identificar se um ovo está ou não está bom antes de empestear a casa toda com aquele cheiro de ovo choco.

Na época eu prometi que não só daria a dica mas que faria um post especial pra ela, e esse post nunca que saía. Angi, eu explico: é porque eu queria dar uma de cientista e deixar os ovos envelhecerem nos três estágios aqui em casa mesmo, mas quando eu via a Cleo já tinha usado os ovos que eu deixava separados pra minha experiência e nada de dar certo...!

Então eu desisti dessa ideia besta e fotografei os estágios do meu livro mesmo {Todas as Técnicas Culinárias - Le Cordon Bleu} mas fiz uma montagem bem bonitinha pra dar a sua dica, olha só:

Como saber se o ovo está fresco




Angi, esse teste é tiro e queda! O ovo fresco é o ideal para as receitas que exijam um pouco mais dele, como bater clara em neve, etc. O ovo "não" fresco {esse que aparece na foto do meio} pode ser usado, mas já te avisa que o prazo está se esgotando. O ovo velho, esse que boia, de jeito nenhum: vai direto pro lixo. É aquele fedorentão {o dedinho na foto escondeu mas lá está escrito NÃO use este ovo}.

Teste simples e infalível, viu?

Muito bem. Dica dada, agora é a hora de deixar a receita da semana, feita especialmente pra você e seus ovinhos, Angi: escolhi uma frittata, a prima italiana da tortilla espanhola, que é bem mais light e bem mais fácil de fazer.

Coloquei lá no título do post uma "quase" frittata porque não consegui fazer a parte dois da receita, que era gratinar no forno: quis usar o próprio gratinador {é uma resistência elétrica que fica no teto do forno} e não sei o que aconteceu que ele não ligou e ainda caíram todos os disjuntores aqui de casa... kkkk


Frittata de Pimentões, Cebola e Cogumelos de Paris
{para duas pessoas famintas, três normais ou quatro passarinhos}

  • 7 ovos
  • 7 colheres (sopa) de água
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1/2 pimentão vermelho cortado em quadradinhos
  • 1/2 pimentão amarelo cortado em quadradinhos
  • 1 cebola em rodelas finas
  • 1/2 bandejinha de cogumelos de Paris cortado em fatias
  • 1/2 xícara (chá) de cebolinha picada
  • flor de sal e pimenta do reino moída na hora

Preparo

Refogue a cebola em uma colher de azeite até ficar transparente. Junte os pimentões, refogue por uns 2 minutinhos e tampe a frigideira {para refogar legumes, eu adoro usar a wok}. Mais uns 2 minutinhos, junte os cogumelos e agora refogue por mais 2 minutos mas sem tampar para que eles não soltem água. Tá pronto o recheio da nossa frittata.

À parte, num bowl, bata os ovos com a cebolinha, o sal e a pimenta do reino. Não precisa bater muito, é só pra incorporar mesmo.

Então, numa frigideira antiaderente aquecida, coloque a outra colher de azeite, junte os ovos e o recheio. Se você quiser, pode dar uma misturada, mas eu acho que fica bem bonito sem misturar {jogando o recheio no centro ele "empurra" a cebolinha para as bordas}. Vai ficar 15 minutos em fogo baixo, sem mexer.

Agora seria a hora de levar a nossa frittata ao forno {2 minutinhos aqui também}. Mas como eu já disse lá em cima, essa parte eu não fiz.

Ainda com a pane do disjuntor e a minha receita sem gratinar, a frittata ficou incrivelmente boa, e foi por isso que eu quis postar mesmo assim. A vantagem é que ela ficou mais úmida, e a desvantagem foi não ter o dourado lindo na superfície da receita original. 

Angi, espero que tenha gostado da dica, da receita, e me perdoe pela demora do seu post!!!

Um beijo em todos, um ótimo final de semana e... inté!!! =)

P.S.: Queridas, estão lembrando que o nosso sorteio é amanhã? Quem ainda não está concorrendo corre que ainda dá tempo!!! Link aqui!

P.S.2: Valdivino, meu eletricista salvador da pátria, veio aqui em casa e arrumou o disjuntor pra mim. Disse que tem algo com a instalação do meu fogão e assim que eu chamar a assistência técnica, volto aqui pra dizer o que está errado pra isso não acontecer com você também, ok?

P.S.3: Aproveitando, quero indicar um livro {é um outro da Le Cordon Bleu que eu ganhei de aniversário} chamado Técnicas Culinárias Essenciais. É menorzinho que o que eu citei ali em cima, e muito muito bem organizado. Pra quem tá se empolgando com a cozinha, vale o investimento. ;)

P.S.4: Uma coisa muito importante que eu esqueci de dizer: não é qualquer frigideira que pode ir ao forno, heim minha gente? Verifique isso antes de colocar a sua e querer me matar depois...!


6 comentários:

Anônimo disse...

on facebook
Gabriel Rogerio: Espetáculo!

Angi disse...

AMEIIIIIIIIIII!
Bom saber quando o ovo está bom ou não, mulher eu fiz o teste, tem um ovo que pela data estaria velho, mas ele afundou, mas cadê coragem de usá-lo?rs
A receita é maravilhosa, só os cogumelos de Paris que não vou ter, hehehehe
OBRIGADA PELO CARINHO, atenção e lembrar de mim.
Um beijo enorme
Angi

Anônimo disse...

on facebook
Adejaína Rocha Oliveira: Chega deu água na boca!!!

Laurinha disse...

Angi, vai com fé: se ele estava guardado na geladeira é certo que ainda está bom!!!
Adeja, Gabriel, bonito e muito muito fácil de fazer!!!
Beijão, queridos!!!

Laiz disse...

hummmmmmm Amei muito!!! Vou fazer! É só eu entrar no seu blog e fico com água na boca! IMPRESSIONANTEEEEEEEE! Bjooooooooooooooo

Laurinha disse...

Beijo, Laiz! Quando fizer não esquece de me mandar a foto! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...