quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Clube Amélie e as Peras Bourgeoises


Segunda eu prometi e lá vai a receita das famosas peras!

Disparado o prato que mais fez sucesso no nosso jantar gourmet foi a entradinha caprichada, receita da família do Victor Bouissou chamada Peras Bourgeoises.

Victor ensinou a fazê-las deixando as bichinhas marinarem no vinho do Porto branco {sim, é isso mesmo, vinho do Porto branco} de um dia pro outro, depois de cozinhar em água com açúcar e cravo {ou pelo menos eu acho que era isso...}.

Mas vocês sabem que eu sou fã mesmo é da praticidade então resolvi testar a receita com peras em calda {o Victor já tinha me falado que dava super certo também...} e eu adorei. Fiz em duas versões, a primeira como entrada e a segunda como sobremesa. Dos dois jeitos foi um sucesso só!

E foi um sucesso também na casa das meninas, que super prendadas deram cada uma a sua carinha para essa incrível combinação, e eu já tratei de incluir todas elas no Clube Amélie... meninas, sejam bem-vindas!!!


Como a foto da minha "versão sobremesa" eu já postei essa semana {aqui!}, resolvi colocar no mural a da entradinha mesmo. A Fernanda Costa seguiu a receita do Victor do dia do jantar, assim como a Dani Mocelim, mas mudaram a saladinha {a Nanda que não gosta colocou uma folhinha só pra fazer um charme e a Dani usou folhas de rúcula}. A Dani Diniz deixou a sua marinando no vinho do Porto vermelho, que foi o que deu essa cor vermelhinha.

Mas, enfim, vamos à receita?!??

Peras Bourgeoises
  • peras cozidas {lembrando que eu usei peras em calda da Casino® }
  • geléia de mirtilo {essa é a receita original, mas no dia ele usou a geleia de pimenta e eu amei}
  • nozes trituradas {no dia, se não me engano, ele usou castanha de caju}
  • queijo brie
  • salada de folhas

Preparo

O que você vai fazer é colocar as peras cozidas num refratário, cobrir com uma colher de geleia, salpicar as castanhas, duas fatias de brie e levar ao micro-ondas para derreter {bem rapidinho, tipo segundinhos mesmo}.
Então coloque as folhas num prato, pera no meio, e sirva... Tchanan...! Difícil, heim?!??

Gentem, fica tudo de bom isso.

Você pode usar a geleia que quiser, a castanha que quiser que vai dar certo do mesmo jeito. No meu caso eu usei geleia de pera e amêndoas tostadas, e fiz um molho vinagrete para a salada com mostarda de Dijon e vinho do Porto. A Dani Diniz usou a geleia de mirtilo {como pedia a receita original} e um mix de castanhas, e fez um molho com balsâmico e ervas. De toda forma fica maravilhoso.

Pra fazer como sobremesa, eu usei geleia de jaboticaba e ao invés das castanhas, usei uma farofinha de nozes. E também ficou incrível.

Se você quiser fazer a farofinha, a receita é a seguinte: num refratário coloque as nozes inteiras, cubra com manteiga sem sal derretida, açúcar mascavo, flor de sal e alecrim {tudo no olhômetro mesmo, mas não exagere na manteiga}. Coloque no forno preaquecido e deixe até cheirar {o cheiro é sempre a minha referência}. É bom dar umas mechidinhas durante o processo, que é bem rapidinho. Depois é só triturar no processador e "acertar o doce" com um pouco mais de açúcar mascavo. Bão demais da conta essa farofinha. Nesse caso, já que você ligou o forno mesmo, aproveita para fazer as peras lá dentro, ficam ainda mais saborosas que no micro-ondas.

E é isso, queridos! Esbaldem-se nesse prato que não tem erro!!

Espero que tenham gostado, beijos em todos e... inté! =)

P.S.: Se você não achar as peras em calda: descasque 3 peras {maduras mas firmes}, corte em metades, retire as sementes e regue com algumas gotinhas de limão pra não escurecer. Deixe marinar no vinho do Porto de um dia para o outro. Na hora de cozinhar, pegue uma panela ou frigideira funda, coloque a água {1 xícara}, o açúcar {1/3 de xícara} e os cravos {uns 4 ou 5} e depois que ferver espere um minuto. Retire do fogo, acrescente as peras, deixe ferver mais um minuto, reduza o fogo e tampe a panela. Uns 10 minutos depois vire e deixe cozinhar mais um pouquinho até ficarem bem macias, mas sem desmanchar. Depois de cozidas, deixe marinar no vinho do Porto de um dia para o outro. Muito importante é a panela {ou a frigideira} comportar todas as peras lado a lado, sem sobrepor umas às outras, ok?

Update: Minha gente, fiz confusão com a hora do vinho... mas agora está certinho!!! ;)


3 comentários:

Anônimo disse...

on facebook
Fernanda Costa Del Gaudio: Laura, parabens pelo capricho de sempre!

Anônimo disse...

on facebook
Carla Xavier Cammarosano: Laura!! Adorei seu blog! Parabens!! Bjs

Laurinha disse...

‎Fernanda e Carla, obrigada meninas!!! Beijão!!! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...