terça-feira, 19 de junho de 2012

Tá na época: Abóbora Japonesa

O friozinho chegou com vontade este final de semana, mesmo aqui no Planalto Central. E como uma sopinha combina com estas noites frias, né? Aquece o corpo e o coração...

Eu nunca tinha feito uma sopa de verdade, como contei pra vocês aqui. Aí chega Rita Lobo no Cozinha Prática com a receita mais fácil do mundo para uma bela Sopa de Abóbora com Gengibre que ainda por cima tá na época então eu não resisti!

Voilà, minha estreia no mundo das sopas!!!


A receita está neste link aqui, com vídeo e tudo, por isso não vou transcrever, ok? Como fica divinamente maravilhosa, quero muito que você faça, então vou dar alguns conselhos caso esta seja também a sua primeira sopita:

  1. A parte mais trabalhosa é tirar a casca da abóbora. Mesmo com a super dica da Rita {fervê-la antes, e usar um descascador de legumes} não achei a tarefa tão simples assim, então, o meu conselho é: não desanime! Depois tudo é super simples!
  2. Esta história de usar o descascador de legumes é fantástica, e você pode usar a mesma técnica para uma outra sopa, com outros legumes. O desperdício é mínimo.
  3. Vá com fé: não retire o gengibre desta receita. Vai dar um toque super especial. O que eu fiz, para deixá-la mais suave, foi removê-lo antes de usar o mixer.
  4. O mixer: este é o meu 4º conselho! Achei muito mais prático bater a sopa dentro da sua panela do que ter que sujar o liquidificador.
  5. A quantidade de água da receita da Rita não foi suficiente para a minha sopa. Então, acho que é bom você monitorar durante o cozimento, e deixar uma chaleira com água bem quentinha já a mão, caso você também precise completar a sua.
  6. Por último: resolvi experimentar a sopa com iogurte natural, como sugerido em uma das apresentações do Cozinha Prática e achei sensacional!!! Eu "recomendio"!!!

Sobre a abóbora japonesa, é bom lembrar que a bichinha é rica em fibras, vitamina A e de ótima digestão. Além disso é pouco calórica {39 kcal em 100 g}, característica que melhorou ainda mais nesta receita da sopa, que foi feita sem nenhum refogado. Na hora de comprá-la, procure aquelas com a casca sem brilho: é o sinal de que estão maduras.

A safra:

  • junho e julho

Espero que tenham gostado das dicas, e que animem de fazer a sopa!
Um beijo em todos e... inté! =)

P.S.: Falei pra vocês não tirarem o gengibre da receita mas tenho que confessar: eu não usei o capim-santo... É que eu já tinha todos os outros ingredientes em casa, então fiquei com preguiça de ir ao mercado só por causa dele... Então, se vocês fizerem a sua sopita com o capim, me contem depois como ficou!!!


6 comentários:

Anônimo disse...

on facebook
Fernanda Garcia: Ótimas dicas..adoro sopa de abóbora, mas nunca tinha feito com gengibre, já coloquei por cima raspas de maçã verde..super combina..bjs

Laurinha disse...

Hum Fer... com maçã verde também deve ficar uma delícia!!! Vou experimentar!!! Beijossss

Anônimo disse...

Marcele Botelho disse...
Laura, é verdade que a abóbora japonesa só tem 39 kcal???? Amei a informação!! Fiz o método da Rita com o chuchu!! Ficou mara tb!!

Anônimo disse...

Carol Brito disse...
Um legume que combina bem com gengibre é Mandioquinha (batata baroa). Fazemos la em casa de vez em quando... :)

Laurinha disse...

Marcele, eu também amei o método novo de não refogar e vou fazer muitas muitas sopas agora! E... sim! É tudo verdade sobre a abóbora japonesa!!

Carol, eu amo mandioquinha e amei a sua dica!

Beijos, meninas!!! =)

Telma disse...

Que delicia! Adoro sopa de abóbora! Com gengibre deve ficar fantástico! Bj

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...