quinta-feira, 24 de maio de 2012

O original

Molho pesto pode ser feito de diversas formas. Tem gente que no lugar do manjericão coloca tomate seco. Ou salsinha, ou rúcula. Tem gente que ao invés de usar os pinholes { pinoli } usa castanha de caju. Ou nozes, ou amêndoas...

Mas para mim, nada se compara ao original.


Pesto
baseado na receita do livro Molhos, de Joanna Farrow {minha gente, este livro é excelente!}
  • 50 g de manjericão fresco, inclusive os talos mais molinhos
  • 50 g de pinhole
  • 65 g de queijo parmesão ralado na hora
  • 1 dente de alho grande picado
  • 125 ml de azeite de oliva
  • flor de sal e pimenta-do-reino moída na hora


Já tentei fazer da forma tradicional, com pilão e socador {foi daquela vez ali, na primeira foto} mas não recomendo. Achei que o sabor não muda nada, então prefiro a praticidade do multiprocessador mesmo...


Preparo
Coloque no multiprocessador o manjericão picado, os pinholes, o parmesão e o alho. Bata para triturar os pinholes e o queijo, raspando as laterais do copo se necessário. Adicione o azeite e uma pitada de flor de sal e bata até formar uma pasta espessa.

Esse molho, tão facinho de fazer, pode ser usado de mil e uma maneiras. Acompanha um macarrão apressado, vai ao forno no pão e se tranforma em aromáticas torradinhas para um couvert. Na salada, junto à muss(ç)arela de búfala e tomatinhos uva compõe uma caprese caprichada. E se você quiser, ainda pode guardar na geladeira por uns bons 5 dias {ele oxida na superfície, mas não se apavore: lá embaixo ainda estará com uma cor verde linda}.

Jamie Oliver, outro dia, usou o molho pesto de uma forma tão bacana em seu programa que eu não demorei em repetir aqui em casa: muçarela de búfala inteira, pesto, raspas de limão {ele usou o siciliano e eu também, mas da próxima vez vou fazer com o limão tahiti mesmo}, gotinhas do sumo do limão, azeite extravirgem e pimenta seca {ele usou o chili seco, mas eu não tinha então coloquei a pimenta calabresa}. É só misturar tudo. Mais simples impossível, né? A foto inicial desta receita está ali em cima, mas eu fui deixar pra fotografar o prato pronto depois e não sobrou nada pra contar história... nem uma muçarelinha!

Bem, queridos rapazes que acompanham o nosso adoráveis pour homme, esta receitinha é pra vocês, viu? Até quem nunca se aventurou na cozinha, com bons ingredientes fará um molho pesto incrível!

Espero que tenham gostado da dica, um ótimo restinho de semana pra vocês, beijos e... inté! =)

P.S.: O pulo do gato desta receita é processar os ingredientes em duas etapas, como eu escrevi ali em cima: o azeite por último, depois que tudo já estiver trituradinho. Assim seu molho pesto vai ter uma outra textura, com o crocante das castanhas preservado.

P.S.2: Se eu puder sugerir, gostaria que você experimentasse primeiro este pesto original, pra depois fazer as variações. Mas se você achar o pinhole muito caro {ele é mesmo, eu também acho!}, tente substituir só a castanha, ok? Depois tudo bem, faça a farra que quiser...! rs


5 comentários:

Anônimo disse...

on instagram
fabrisiag: Eu adorei! Já li o blog mais cedo e fiquei c agua na boca... Sempre imaginei q fosse complicado fazer molho pesto... Parabens @laura_degani, menina prendada ajudando as amigas!

Laurinha disse...

Fabrisia que bom que gostou!!! Você é uma querida...! Beijos!

Anônimo disse...

Oi Laurinha,
Eu sempre faço o molho Pesto aqui em casa. Eu Adoooro colocar na salada!! E o meu marido gosta de colocar no pão de manhã, acredita? Ele sempre pede para fazer o "verdinho"!! Eu sempre fiz com amêndoas... nunca tentei com o Pinole. Ele é bem carinho, né? Mas da próxima vez vou fazer um teste com ele, para sentir a diferença.
Valeu a dica querida. Obrigada!!
Ah! Tenho uma receita de frango assado com aveia que é uma delícia... qualquer hora dessas vou digitá-la e te enviar via e-mail, tá? Afinal, já testei a sua abobrinha assada e o cocote!! Estou te devendo uma das minhas agora. Rsrsrs...
Beijoca, Leila Veiga

Laurinha disse...

Oi Leila! Menina, não sei se foi porque eu li aqui mas hoje de manhã me deu uma vontade danada de comer um pãozinho com pesto... e eu comi!!!
Sobre a receita do seu franguinho... hum... deu água na boca!!! Manda logooooo!!!!
Beijos mil, querida! =)

Anônimo disse...

on facebook
Andrea Ponte Rocha: Adorooooooooooooooooooooo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...