sexta-feira, 4 de maio de 2012

Especial Cogumelos

Cogumelo é uma coisa meio 8 ou 80. Tem gente que ama {eu tô nesse grupo!!!} tem gente que... separa. rs

Eu amo demais da conta. E fiquei na maior felicidade quando o marido me pediu pra fazer o Estrogonofe à Tailandesa do Que Marravilha!, programa do Claude Troisgros no GNT {gentem, tô mais fã do que nunca desta pessoa querida!!!}. Foi um dos últimos episódios {não viu? veja aqui!} e a história era tão bonitinha que o prato até ganhou um sabor especial, e o marido - que está na turma dos que separam os cogumelos - topou experimentar.

A condição era só uma: trocar os cogumelos de Paris por qualquer outro. E eu escolhi o Portobello. Tiveram algumas outras mudanças, como o capim-limão que eu não encontrei e substituí pelo Nampla {leia-se "namplá", e pra quem não conhece, é um molho de peixe super comum na comida thai} e o macarrão de arroz frito que eu troquei pelo arroz de jasmim. Eu sei: nada a ver com nada... mas o resultado final foi super interessante e nós amamos a receita! Nham nham nham!!!


























Na verdade eu não vim aqui para ensinar como fazer este prato - o Claude já fez isso muito bem - e sim para mostrar pra vocês a importância de limpar bem os cogumelos antes de usar. Isso porque a textura aveludada do teto das casinhas dos smurfs funciona como uma espécie de cola para a terra e a poeira, e não adianta apenas lavá-los em água corrente. Quer ver?

Não, minha gente, não é pra reparar na minha mão gorditcha
nem no meu esmalte cereja... mas sim no antes e depois
do cogumelo!!!

Ficou chocada(o)? Não sabia que o Portobello era clarinho assim? Pois é...

Esta escovinha, como vocês podem perceber pelo seu formato, é especial para limpar cogumelos, e a diferença dela para a maioria das outras é que as suas cerdas são super macias, o que possibilita fazer a limpeza adequadamente sem machucar os bichinhos, que são ultra delicados. Eu trouxe ela comigo lá daquela minha visitinha à Multicoisas {lembra?} e a considero uma comprinha muito, muito útil se você for fã de cogumelos. Se quiser improvisar, uma escova de dentes com cerdas macias também dá conta do recado {escova nova, heim? por favor...!}.

E pra completar o nosso especial, quero dar uma dica de SOS {são as nossas Sobras de Ontem Sortidas} para você não deixar perder os seus cogumelos que sobrarem na geladeira: cogumelos combinam super com ovos. Pode ser uma omelete, uma cocotte, uma fritada. Fica show de bola!


Esse foi o meu jantar de hoje, e eu fiz assim: 

Cortei em fatias finas 1/2 cebola roxa que estava na geladeira, refoguei numa frigideira antiaderente com azeite. Assim que ela ficou transparente acrescentei mais ou menos uns 5 ou 6 cogumelos também em fatias {tinha um Shitake e os outros eram Portobello} e deixei que eles também refogassem um pouquinho. Aí joguei molho shoyu e umas folhinhas de manjericão. Enquanto os cogumelos davam uma murchada, quebrei um ovo numa vasilhinha, bati um pouquinho só para misturar a clara e a gema, acrescentei pimenta do reino moída na hora e joguei na frigideira sobre os cogumelos. Uma pitadinha de flor de sal {mais para intensificar o sabor, porque o shoyu já salga} uma mexidinha bem de leve com a espátula só para o ovo entremear nos cogumelos e pronto. Folhinhas de manjericão sobre a fritada e aí está um jantarzinho vapt vupt cheio de sabor!

Me digam: gostaram? Espero que sim!!!

Foi coincidência este post ter vindo na quinta-feira do nosso Adoráveis pour Homme mas acabou dando super certo, olha só: primeiro porque o programa do Claude com a receita do estrogonofe foi feito de pai para filho; segundo porque esta nossa receita da fritada é tão simples quanto os homens gostam quando vão para a cozinha fazer alguma coisa e terceiro porque se o seu digníssimo não tiver nenhum dote para a culinária, você pode colocá-lo pra participar do jantar fazendo a limpeza dos cogumelos... que tal?! Heheheh

Por hoje é só. Beijos em todos e... inté! =)

Update: post saiu depois da meia-noite... por aqui ainda é quinta!!!


3 comentários:

Anônimo disse...

on facebook
Gabriel Rogerio: Ficou legal!!!

Laurinha disse...

Que bom, Gabriel!!! Eu estava inspirada...rs!!! Beijos!!!

Anônimo disse...

on facebook
Gabriel Rogerio: Isso é muito bom! Inspiração e comida... Espetáculo! Beijo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...