quinta-feira, 22 de março de 2012

Tá na Época: Figo

Deixei para dar esta dica hoje porque, rapazes, vocês vão fazer um sucesso danado com as suas maridas! Dia do Adoráveis pour Homme aqui no blog e eu me dei conta de que nunca postei uma receitinha para os cuecas na cozinha - aliás, este é o nome de um blog de verdade, viu? - fazerem enquanto nós, tranquila e calmamente, repousamos no sofá.

E eis que estamos na época dos figos! E não sei se é porque o figo é uma das poucas frutas que ainda não encontramos o ano inteiro, mas é a única que eu fico realmente de olho, esperando aparecer na feira.

E eu acho os figos tão lindos... tão cheirosos... tão sensuais..., não? Eu adoro.


Figos Caramelizados
baseado na receita de Sorvete de Mel e Pistache com Figos Caramelizados de Andréa Finnochiaro, do Goshala, publicada na Revista Casa e Comida nº 15 - fevereiro e março

  • figos maduros - 1 por pessoa
  • açúcar cristal demerara


Retire o cabo dos figos e corte-os em quatro partes {eu cortei no meio, viu ali na foto?}. Disponha as frutas numa assadeira e polvilhe o açúcar demerara sobre elas. Leve ao forno por cerca de 10 minutos {eu não marquei o tempo, deixei até que eles perfumassem a cozinha... hum...}.

E é só isso, rapazes! Vocês podem servir sozinhos, como sobremesa, ou com um sorvetinho, ou numa salada de rúcula, queijo grana padano e presunto cru. Vai se sucesso garantido. 

Confesso que não faço ideia se os figos fazem parte do rol de frutas funcionais, e confesso também que nem fiz questão de procurar, porque, pra mim, ele basta ser o que é... #olhaquepaixãolouca

A safra:
  • dezembro a março (mas parece que este ano vamos ter figos também no mês de abril!)


Se vocês quiserem usar esta receitinha com outra combinação, tá liberado, heim? Mas com uma condição: só se voltarem pra me contar as invenções depois!!!

Beijos em todos, aproveitem os figos, e... inté! =)


3 comentários:

Anônimo disse...

on facebook
Laiz Zotovici Martins: hummmmmmmmmmmmmmmmm....

Anônimo disse...

on facebook
Nilza Abe: Adoro. Outro dia comi uma salada de tomate e alface variadas com figo... hum estava uma delicia. Vou fazer domingo de Páscoa. aproveitar a época.......

Laurinha disse...

Aproveita mesmo, Nilza! É bom demais!!!
Laiz, querida, põe hummmmm nisso...! Beijão pra vocês!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...