quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A simbologia dos alimentos

Réveillon está quase aí, e esta é a única época do ano em que eu realmente me preocupo com a simbologia dos alimentos. Nada de aves, que ciscam pra trás, para não haver retrocessos ou atraso de vida. Romã pra garantir a fartura, o porco, que fuça pra frente garantindo a prosperidade, e por aí vai.
São tão diferentes as culturas, mas na ceia do dia 31 todas se juntam em uma só, e assim a gente garante que está entrando com o pé direito no novo calendário.

Fiz uma pesquisa sobre os alimentos e seus significados, e encontrei tantas coisas legais que quero compartilhar com vocês. Separei sete - um número cabalístico, não?! - que é pra garantir minha sorte extra... hehehe






































Vou listando no sentido horário, começando pela meia-noite, que é a hora certa de comer tudo isso, tá?


























Peixe: na Alemanha significa boa sorte, já na China, significa abundância, devido à sonoridade da palavra. O peixe traz com ele o elemento água, que é o símbolo da vida, e por isso alguns também o associam ao símbolo da fecundidade. Existe ainda a tradição de guardar algumas escamas na carteira para trazer prosperidade.


























Vegetais verdes: este eu nunca tinha ouvido falar, mas achei tão lindo que resolvi colocar aqui. A tradição vem da China, e o consumo destes alimentos serve para estreitar os laços da família. Fofinho, né?


























Lentilha: essa é comum em várias culturas e devido ao seu formato - parece uma moedinha - simboliza a fortuna. Na Itália a tradição é comê-la no dia 1º de janeiro, e não na véspera como fazemos aqui.


























Arroz: simboliza riqueza, abundância e fertilidade. Coréia, Japão, Líbano e Dinamarca acreditam que o alimento traz boa sorte. Suécia e Noruega têm a tradição de fazer um pudim de arroz - parecido com o nosso arroz doce - e esconder nele uma amêndoa. Quem encontrá-la terá a promessa de prosperidade por todo o ano que se inicia.


























(ok, eu concordo que olhando assim parece uma azeitona, mas não é! É uva mesmo, minha gente, e eu comprei esta variedade para experimentar. E é tão docinha, um espetáculo. Quem souber o nome depois me conta para a gente indicar aqui!)

Uva: é o alimento número um da ceia de Ano Novo, e traz boa sorte. As tradições são muitas, começando pela espanhola: à meia-noite cada pessoa separa doze uvas. Elas funcionarão como uma "Mãe Dinah", e cada uva docinha que se comer, representará um mês bom, assim como cada uva azeda, um mês não tão bom assim. Vale dar uma roubadinha e caprichar na escolha do cacho, né?
Aqui no Brasil, a tradição varia com a região: na Bahia são três, e come-se de costas para a Lua (???) depois de elevá-las ao céu e fazer um pedido - um para cada uva. Em São Paulo são doze e come-se dando pulinhos (também pode fazer os pedidos). Em Minas Gerais - essa eu achei a melhor de todas - não importa quantas você come, desde que coma com os pés fora do chão, em cima de um banquinho.
Ah! Alguns também guardam as sementes de uva na carteira depois da simpatia.


























Louro: simboliza a vitória, desde a Roma Antiga. Deve-se colocar uma folhinha na carteira, para atrair a boa sorte.


























Sal: protege contra o mal, e dizem que no dia 31 deve-se tomar um banho de sal grosso e água quente, do pescoço pra baixo, para começar o ano livre do mal olhado.

Então é isso, meus queridos. Boa sorte, abundância, riqueza, prosperidade e tudo mais é o que desejo a cada um de vocês. Espero que tenham gostado e que o seu Ano Novo seja só sucesso!!!

Ops... só mais uma coisinha: não falei da romã, perceberam? Foi de propósito, pois vamos deixá-la para o Dia de Reis, tá? =)


11 comentários:

Drica disse...

Adorei Laura!! Eu não sabia mtos desses significados!! E que venha 2012! Desejo um ano mto feliz pra vc e pra o Paulo!! Sucesso!!
Bjos!

Drica disse...

Adorei Laura!! Não sabia mtos dos significados desses alimentos! E que venha 2012! Desejo um ano mto feliz pra vc e pra o Paulo! Sucesso! Bjos!

Andréia Sales disse...

Chegando para te desejar um Feliz 2012 de muita paz, amor e prosperidade.
Ano que vem nos encontramos no http://cantinhodosam.blogspot.com
Bjks

Andrea Ponte disse...

Amei, vou fazer uma llunch bag com todos esses alimentos!!!! Uhuuuuuuu

Telma disse...

Adorei o post! Eu to precisando é caprichar mesmo é no sal grosso ! Feliz Ano Novo, repleto de saude, paz, amor e realizações! Beijos

Andrea Ponte disse...

Amei as dicas, vou preparar todos esses itens, náo sei de onde eu tirei a idéia, mas na virada tb dou três pulinhos com o pé direito. E se estou no mar, pulo sete ondas com o pé direito tb! Feliz 2012!!!!

Laiz disse...

Que ótimo!!! Adorei Laura!!!! Vou garantir por aqui também ahahhaha. Um maravilhoso Ano Novo, com muita paz, saúde, amor e muita felicidade!!! bjooooooooooo grande pra vocês e estamos juntas em 2012!!!!!!!

Andrea Ponte disse...

Comi as uvas(12), arroz, peixe, vegetais verdes, vou tomar banho c sal grosso, ah o peixe foi bacalhau bem salgado(acho q vale,né?) e a folhinha de louro está na carteira e distribui com todo mundo!!! Creio que esse ano vai ser muiiuuuito prospero!!!

Laura D. disse...

Drica, querida! Obrigada! Um 2012 maravilhoso para vc e Bruno também!!!
Andréia, obrigada! Um feliz 2012 pra você também! Vou jajá te visitar no seu cantinho!
Maninha, muito sal grosso mesmo!!! e muito cálcio pra estes pezinhos!!!
Laiz, querida! Que delícia! Juntas em 2012!!! Uhuuuu!!!
Andrea, que legal!!! Isso mesmo, melhor garantir sucesso pra todos os lados, né?! Beijão, querida!!!
Beijos em todas, e um feliz 2012!!!

Andrea Ponte disse...

Laura, e as romãs?????? Amanhã é Dia de Reis! Bjo

Laura D. disse...

Vou postar, Andrea, amanhã cedinho!!! Beijossss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...