terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Os cupcakes de Natal

Missão cumprida com a dieta da segunda-feira, já sabemos o que comer e o que não comer na ceia de Natal, acho então que estamos liberados para os cupcakes, né?!

Hoje vamos de pouco texto, porque senão o post vai ficar mega gigante e quero muito que vocês animem e façam os bolinhos como lembrancinha, certo?

Primeira Parte: onde comprar o que aqui em Bsb e na internet?

  • pasta americana, corante verde em gel, confeitos brancos, cortadores e carimbos em forma de folhas e flores: O Rei das Embalagens
  • bala de gelatina em formato de morango, caixinhas individuais para cupcakes, wraps coloridos e fita com tema natalino para decorar: A Festiva
  • forminhas de papel e de metal para cupcakes: Barra Doce - essa loja virtual é tudo de bom, e nela você encontra o que precisa e o que não precisa... é um perigo... rs
  • chocolates meio-amargo e ao leite: supermercados em geral - as duas lojas físicas que indiquei acima estavam só com chocolates de marcas que eu nunca vi e pelo preço achei um pouco suspeitos... hehehe
Tudo isso para eles ficarem fofinhos assim...


Segunda Parte: a receita dos bolinhos:


Cupcakes Pic-Nic
por O Mundo dos Cupcakes, de Carole Crema
  • 2 xícaras de chocolate amargo com 70% de cacau em pedaços (update super importante: eu usei só 100g de amargo 70% e o restante de meio amargo)
  • 100g de manteiga sem sal
  • 5 ovos
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1/4 de xícara de farinha de trigo peneirada
  • 1/3 de xícara de chocolate em pó
  • 1 pitada de sal

Preparo
Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria ou no micro-ondas e reserve. Na tigela da batedeira, bata as claras em neve com o sal. Quando estiverem bem fofas, adicione o açúcar e bata um pouco mais. Junte as gemas uma a uma e continue batendo. Adicione o chocolate derretido com a manteiga e misture delicadamente. Misture os ingredientes secos restantes numa tigela e depois junte à massa. Distribua 12 forminhas de papel na fôrma maior de assar cupcakes e preencha com a massa até 3/4 da capacidade. Asse em forno médio pré-aquecido (180º) por cerca de 15 minutos. Retire da fôrma e deixe esfriar completamente (de preferência sobre uma grade) antes de colocar a cobertura.

Terceira Parte: a cobertura


Ganache Fina
por O Mundo dos Cupcakes, de Carole Crema
  •  3 xícaras de chocolate meio amargo (ou ao leite) em pedaços
  • 30 g de manteiga sem sal em pedaços
  • 1 1/3 de xícara de creme de leite fresco
  • 3 colheres (sopa) de glucose de milho - é o Karo®
Preparo
Enquanto o cupcake esfria, prepare a cobertura. Numa tigela, junte o chocolate e a manteiga. Numa panela, leve o creme de leite ao fogo até ferver. Desligue o fogo e, mexendo bem, junte a glucose para que se dissolva. Despeje essa mistura ainda quente sobre o chocolate e mexa até que fique liso e homogêneo. O calor do creme de leite deve ser suficiente para derreter o chocolate. Empregue imediatamente.

Quarta Parte: a decoração




Pegue a pasta americana, coloque um pouquinho do corante verde e trabalhe a massa com as mãos, sovando, até que fique bem elástica e fácil de manusear. Abra com um rolo e corte as folhas ou flores com um cortador ou carimbo.

Quinta Parte (e última!): a montagem




Decore os cupcakes com a ganache fina ainda morna. Coloque a ganache numa tigela funda e vire cada bolinho sobre a ganache para formar uma cobertura homogênea. Com a ganache ainda mole, salpique os confeitos. Deixe secar em temperatura ambiente por cerca de 30 minutos (esta é a melhor hora para mexer com a pasta americana). Decore cada cupcake com uma bala de morango e uma folha (ou com as flores, da forma como achar bonito!), envolva os bolinhos com os wraps, coloque nas caixinhas individuais e arrume a fita de Natal como preferir!





Ok, eu concordo que olhando assim parece um pouco trabalhoso, mas se você estiver de recesso, experimente fazer e vai ver como é divertido e o tempo passa sem nem a gente perceber.

A minha dica é fazer cada etapa em série, tipo "revolução industrial" mesmo. Vai mais rápido e funciona bem melhor.

Espero que tenham gostado e qualquer dúvida - mesmo que você ache boba - pode me escrever: por aqui, e-mail, facebook, onde quiser. Eu respondo, viu? 
E depois que fizer o seu, fotografa e manda pra gente ver! :)


4 comentários:

Anônimo disse...

Cunhaaa, quero saber se eu vou ganhar algum desses cup cakes! hehehe
bjooos,
Olivia

Laurinha disse...

Ah, Oli, faço pra você também com muito carinho!!! Beijossss

Bia disse...

Gente, que delicia esses cup! Será que consigo? beijos

Laurinha disse...

Consegue, Bia! É super fácil, é só fazer!!! Seja bem-vinda, viu? =) Beijossss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...