sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Antes que aconteça um desastre...

Queridos, ontem me aventurei novamente com os cupcakes de Natal. Segunda leva, para outra reunião de amigas de toda a vida. E ainda bem que estas são aquelas amigas meeeesmo, que perdoam tudo, porque, resumindo, eles não ficaram bons.

Tenho duas suspeitas para descobrir o "onde errei", e quero compartilhar com vocês para que os seus cupcakes sejam sucesso absoluto. Vamos lá?

1. Os ovos: eu esqueci de tirar da geladeira antes...


Meus ovos ainda dentro da geladeira...

2. O chocolate: desta vez usei apenas o amargo 70%, conforme pedia a receita. Daquela primeira vez usei só 100g de amargo 70% e o restante usei do meio amargo. Vou contar porque mas morre aqui: no super que eu fui no dia, só tinha o cacau 70% da Lindt... então já viu, né? Pelo precinho estratosférico acabei comprando só uma barrinha mesmo... hehehe

Depois achei o da Nestlé! Chocolate amargo 70% em barra de 1 kg!

O resultado foi um bolinho pesado, e com um gosto tão forte de chocolate que até eu, que sou quase chocólatra, estranhei... Acho que a massa pesada foi culpa dos ovos gelados, e o gosto forte de chocolate foi culpa da receita mesmo, que por isso vou alterar lá no post anterior, ok?

Tem ainda algumas dicas mágicas para um bolinho perfeito, dá só uma olhada nesta lista aqui...

Os meus medidores: uso sempre!!!

Regrinhas para bolos perfeitos
por Rita Lobo, do Panelinha
  • Sabe qual é o primeiro passo para o bolo dar certo? Ler a receita e verificar se tem todos os ingredientes ou possíveis substituições.
  • Não é à toa que todas as receitas de bolo do Panelinha começam com: preaqueça o forno. Acenda o fogo antes mesmo de separar os ingredientes.
  • Em seguida, finja que você vai apresentar um daqueles programas de televisão antigos e separe todos os ingredientes, já fazendo o pré-preparo. Vale lembrar que as nossas receitas são testadas usando medidores-padrão, tanto as xícaras como as colheres. Vale a pena comprar um jogo.
  • Ovos e manteiga, para bolo, ficam sempre melhores em temperatura ambiente. Tire da geladeira 1 hora antes de começar o preparo.
  • Para medir os ingredientes secos, nivele passando uma faca sobre a xícara ou colher medidora. Peneire todos, para dar leveza ao bolo.
  • Unte a fôrma ou assadeira espalhando a manteiga com um pedaço de papel-toalha. A manteiga deve formar uma camada fina e uniforme. Se ficar grossa, o bolo pode ficar com uma crosta lateral. Se não ficar uniforme, o bolo vai grudar. 
  • Fôrmas e assadeiras antiaderentes são uma boa opção. E, para assar biscoitos, é melhor forrar com papel-manteiga de que untar.
  • Já para os bolos, depois de untar, polvilhe a fôrma com farinha de trigo e retire bem o excesso, batendo sobre a pia.
  • Se o seu forno não tem um timer, marque a hora assim que colocar a fôrma no forno. Mas não confie piamente nos tempos das receitas. Cada forno é um forno. Quando o bolo já estiver dourado e a cozinha perfumada, verifique se está pronto enfiando na massa um palito de madeira, que deve sair limpo.
  • Retire o bolo do forno e, pra soltá-lo da fôrma, passe uma faca de mesa nas laterais. Deixe esfriar um pouco na própria fôrma, para que o bolo possa firmar e não quebrar na virada.
  • Se tiver uma grade específica para esse uso, vire o bolo sobre ela e deixe esfriar. É bom deixar o ar circular por baixo do bolo, para que ele não fique úmido. Mas, se não tem a grade, coloque o prato do bolo sobre a fôrma, segure com um pano de prato e vire de uma vez. Pronto.
  • Para as fôrmas e assadeiras não entortarem, espere até esfriarem completamente antes de lavá-las.

Algumas destas dicas são desnecessárias para os cupcakes, mas resolvi já colocar tudo pois ainda vamos fazer uma porção de bolos aqui no blog, né?


Os cupcakes das meninas só saíram ganhando no visual, porque depois daqueles primeiros achei que um wrap marronzinho daria mais destaque para o colorido da decoração, e como estes fiz apenas para as mocinhas, resolvi usar uma outra fita com um lacinho. Ficaram assim:




O que vocês acharam? Estes não ficaram mais bonitos?

Meninas - Carol, Cris, Marcele e Mari - muita calma nesta hora que vou repetir os cupcakes de vocês, tá? Prometo. =)


4 comentários:

Angi disse...

Laura,
Estão LINDOSSSS, duvido que não ficaram ótimos!
Mas anotei as dicas, e espero dar tudo certo nos meus, aliás, adorei a decoração do seu, e vou copiar!rs
beijos

Laurinha disse...

Vai dar, Angi, vai dar!!! Sucesso e um mais que Feliz Natal pra você!
Beijão!!!

érica camargo disse...

Olha, o gosto eu não sei mas a cara e a embalagem ficaram lindaaaaas, amei!!
beijão

Laurinha disse...

Hahaha!!! Érica, o gosto ficou melhor nos primeiros cupcakes, mas eu concordo com você: estes ficaram tão lindinhos...!!! Beijoooo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...