Acho que na verdade a gente está é bem careca de saber o que vale e o que não vale a pena na alimentação do dia a dia, o que vai manter ou o que vai aumentar o nosso peso. Mas me parece que a nossa curiosidade é algo infinito {ou pelo menos a minha o é}, e a busca por novas informações também incansável.
Foi por isso que nesta última sexta-feira, na minha visitinha semanal à livraria, voltei com mais dois livrinhos pra casa. Um eu ainda não li nem a introdução, mas o outro já quero compartilhar com vocês: é o título A Cozinha da Saúde - Hábitos e receitas para uma vida saudável, de Ferran Adrià, Valentín Fuster e Josep Cordobella.
É claro que o livro já me chamou a atenção logo de cara pelo seu primeiro autor - o chef catalão Ferran Adrià - que, juro, nunca imaginei que teria essa preocupação com a culinária saudável, e achei fantástico poder ter acesso às suas "melhores" receitas. Mas na verdade o livro quase não as contém, e seu foco está mesmo na reflexão sobre a relação que temos com a comida, a nutrição e a saúde.
O interessante é que a narrativa conta a história de uma família com membros de todas as idades, mostrando como pessoas com gostos e necessidades alimentares bastante diferentes podem compartilhar da mesma refeição, de maneira equilibrada e agradável. Adorei a forma como o texto é conduzido.
Só pra deixar o gostinho, olha o livro digerido aqui...
Regras da alimentação saudável
- Não perca a visão geral: ao invés de querer comer bem todos os dias, preocupe-se em comer bem toda semana.
- Os alimentos não são o inimigo: não existem alimentos bons e alimentos ruins, mas sim maneiras boas e ruins de comê-los.
- Coma mais vegetal e menos animal: as dietas mais saudáveis são ricas em produtos de origem vegetal e baixas em gorduras animais, sal e açúcar.
- Seja mais animal do que vegetal: movimente-se, pratique atividades físicas.
- Não pense só no seu peso, pense na sua saúde: estar no peso correto sempre melhora a saúde, mas isso não significa ter uma silhueta de modelo; não fixe objetivos impossíveis.
- Não deixe que decidam por você: tenha o controle do que você come: a indústria alimentícia está muito mais preocupada com seus lucros do que com a nossa saúde.
- Leve as crianças para a cozinha: ensine-as a conhecer e preparar os alimentos, assente as bases de uma boa alimentação para toda a vida.
- Penso, logo como: se existe algo que o induz a comer mal, procure identificá-lo e solucionar isso.
- Tome um bom café da manhã: um bom começo é o princípio de um bom final.
- _____________________________
Beijos em todos, uma ótima segunda-feira {nosso dia oficial da dieta} e... inté! =)
P.S.: Olha o link do livro aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário