Um pouquinho de vergonha eu tenho, tanto que até comprei a edição de maio da revista Boa Forma que, justamente, traz uma destas dietas de desintoxicação. A proposta é bem legal {tinha visto no salão de beleza} e prometo postar aqui assim que me animar a fazê-la.
Mas a verdade é que eu acho a coisa mais difícil do mundo entrar em dieta no inverno. Ô coisa boa é uma comidinha mais incrementada nesta época. Deve ser psicológico, mas sinto de verdade que um temperinho a mais ou um molho cremosinho afastam mesmo o frio.
Então a minha sugestão, se você também tiver essa dificuldade, é focar nos bons alimentos, ao invés de pensar somente nas calorias. A gente melhora um pouquinho as escolhas mas sem deixar passar as delícias da estação, né?!
Aí entram aquelas máximas que todo mundo já sabe, como comer chocolate 70% ao invés do chocolate ao leite, tomar vinho tinto ao invés dos destilados, optar pelo fondue na pedra ao invés do friturão.
Mas a dica que eu quero deixar hoje, na verdade, é sobre os temperos. Naquele meu livrinho A Dieta dos 7 {já falei dele aqui} existe um capítulo só para isso. E como comidinha bem temperada é a cara do inverno, que tal escolher as especiarias que mais fazem bem à nossa saúde? Vamos?
- Pimenta Vermelha: Tem betacaroteno, magnésio, fósforo, vitamina C e ainda é anti-inflamatória devido à capsaicina, substância que dá o sabor picante.
- Alecrim: Facilita a digestão, estimulando a produção de suco gástrico e protegendo a mucosa do estômago. Ainda tem ação antibacteriana.
- Gengibre: Limpa o paladar, tem propriedades contra enjôos e poderes digestivos, aliviando gazes e outras desordens intestinais. Trabalhos mais recentes ainda associam o gengibre com ação contra tumores.
- Curry: É uma combinação de especiarias antioxidantes. Protege o cérebro contra doenças degenerativas e seu consumo diário está associado a um menor risco de câncer.
- Orégano: Também antioxidante, previne o envelhecimento precoce através de um trio de compostos fenólicos.
- Alho: Através da alicina, deixa nossas células mais resistentes. Tem potássio, zinco, selênio e ajoeno, um componente capaz de proteger os vasos sanguíneos e reduzir a pressão arterial.
- Salsa: Auxilia no sistema imunológico, pois oferece doses altas de vitaminas A e C.
Algumas considerações importantes:
- Tanto o alecrim quanto o orégano preservam suas qualidades mesmo quando desidratados. Mesmo assim, se você tiver a oportunidade de comprá-los frescos, eu recomendo devido ao sabor incomparável!
- O alho, ao contrário, precisa ser consumido cru para manter os seus atributos. Assim, a minha sugestão de consumo é o molho pesto ou acrescentá-lo ao molho da salada.
- A salsa tem uma substância capaz de provocar contrações uterinas, então, querida gestante, nem pense em utilizá-la.
Algumas receitinhas que já publicamos no blog com estas delícias:
{Alecrim} Pão de Alecrim; Confit de Alho; Frango com Laranja; Batatas Crocantes; Peru com especiarias
Então é isso, meus queridos!
Espero que tenham gostado, uma ótima semana a todos e... inté! =)
on facebook
ResponderExcluirGabriel Rogerio: Eu tenho a força! rs Gostei da foto!
Obrigada Gabriel! Beijos!
ResponderExcluirLauraaaa!!! As fotos ficaram maravilhosas.... além de dentista, chef e blogueira, você também já é uma super fotográfa! Adorei!
ResponderExcluirBeijos, Carol.
Ah!!! Que bom Carol!!! Obrigadaaa!!! Beijão! =)
ResponderExcluir