Postei a brincadeira no Instagram e começaram as dúvidas: vale a pena comprar uma máquina de fazer pão? Pra mim vale. Vale super. Eu adoro. O pão feito em casa é muito mais saudável, sem conservantes e a gente sabe exatamente a qualidade dos ingredientes que fizeram parte da massa. A nossa ainda foi presente do meu papito, então os pães feitos por aqui saem com um sabor a mais de carinho... o tal do sazon, sabe?
Esta receitinha que fiz hoje é presente para a Lia, que também adora a máquina dela e costuma perfumar sua casa com o cheirinho de pão quentinho. Tem coisa melhor no mundo? Não tem, né Lia?
A receita, no livrinho da minha máquina, chama-se Pão Italiano Temperado, mas eu modifiquei algumas quantidades, acrescentei o meu ingrediente favorito e então a nova receita mudou de nome...
Pão de Alecrim
receita nossa!
- 240 ml de água
- 1 1/2 colher (sopa) de azeite extravirgem
- 1 1/2 colher (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- 1 colher (sopa) de salsa fresca picada
- 2 colheres (chá) de cebola em flocos
- 1 colher (chá) de alho em flocos
- 2 colheres (sopa) de alecrim fresco
- 380 g de farinha de trigo especial
- 1 1/2 colher (chá) de fermento biológico seco
Adicionar todos os ingredientes de acordo com a ordem acima na fôrma da máquina de fazer pão, escolher o ciclo "europeu", fechar a tampa e ligar a máquina.
Difícil, heim? Trabalhoso...
Gentem, quem já tem a máquina, teste esta receita que a satisfação é garantida. O aroma que fica pela casa então, nem se fala: uma mistura pão quentinho, pão de queijo e ervas aromáticas... nham nham nham... é demais!
O pulo do gato nesta receita é usar o queijo parmesão ralado na hora. Fica uma coisa. Mas eu também já testei com o de pacotinho {usei o Faixa Azul®} e aí, para não ficar seco, aumentei a quantidade de azeite para 2 colheres de sopa. Também deu super certo.
Para quem não tem a máquina e quer saber se vale o investimento, eu já disse ali em cima e repito: acho que vale sim. O importante é você selecionar suas receitas nas quantidades adequadas para o número de pessoas que vão comer, pois o ideal é que o pão seja consumido na hora. Tem uma coisa super bacana na máquina que é a gente poder selecionar a hora em que quer o nosso pão pronto, então é possível colocar os ingredientes à noite, antes de dormir, e ter pão quentinho na manhã seguinte.
Espero que tenham gostado da receita e, Lia, depois me conta o que achou!
Beijos em todos, ótima semana e... inté!!! =)
P.S.: A nossa máquina é a Art Pane da Mallory, e esta receita é para um pão de 600 g. Se a sua for outra e não tiver o ciclo europeu, selecione algum adequado para um pão de 600 g {este demora mais ou menos 2 horas e meia}.
11 comentários:
on facebook
Alexandre Saud: É nota 10!
on facebook
Adriana Martins Franco: Será que compro essa máquina...
on instagram
fernandacastello: Vc tem a maquina? Vale a pena? Bjo
on instagram
fergarcia: @laura_degani vc acredita que ganhei uma maquina e nunca fiz
Oi Laura, quanto tempo !! leio todas as suas postagens mas não dá tempo de comentar... rsrs a maquina de pão eu não tenho, mas já está na minha lista !! tenho a panela eletrica de arroz e sei como essa tecnologia ajuda e faz um bem danado !!! beijooo
Ai que fome hein Laura.
Delícia de pão ... e eu que amo Pão.
Bjo Vaninha
Gente, a máquina é um sucesso! Eu adoro!!! E o pãozinho... ai ai... já tô querendo fazer de novo!!! Rs
Beijos em todos!!! =)
Que coisa mais deliciosaaaaaaa! Laurinha sempreeee com essas delícias! adoro alecrim...cheiroso e tào gostoso!!!!! bjooo enormeeeee
Laiz, eu também. Adoro... amo. Amo alecrim!!! Vc tem na sua horta? Beijooooo! =)
ola, sou leitora recente do blog e ja testei uma de suas receitas. a escolhida foi esse pao de alecrim. me chamo sabrina, moro no rio e, por acaso, tenho uma maquina de pao identica a sua! amei o pao, apesar de nao ter crescido tanto, nem ter ficado bonito como o seu, ele ficou macio na medida certa e acho q faria uma otima base pra uma bruscheta com tomatinhos sweet e queijo parmesao ralado na hora. super obrigada pela receita. um beijao.
Sabrina Abreu
Olá Sabrina! Seja muito bem-vinda!!! Que legal! Que bom que gostou da receita! Realmente, uma brusquetinha com esse pão não seria nada mal, heim? Nham nham...
Sobre o pão não ter crescido tanto, teste com outras farinhas... a farinha faz uma diferença danada no resultado final...
Beijão! =)
Postar um comentário