Para a inspiração de hoje eu quis aproveitar duas coisas: primeiro, as sobras de peru da ceia de Natal; segundo, que eu adoro abacaxi e ele tá ná época!
A receita veio do livro Culinária para Bem Estar, presente lindo que ganhei da Rita Lobo, autografado e tudo - momento tiete :). Foi um pouquinho modificada, mas eu digo pra vocês onde e o porquê quando listar os ingredientes, certo?
O resultado foi um almoço super leve e saboroso, aprovadíssimo até pelo marido, que, a verdade seja dita, não é lá tão fã assim deste tipo de comida... rs. Gostou tanto que comeu só isso, acreditam? (ok, ele repetiu e a porção não ficou, digamos, das menores, mas isso fica só aqui entre nós...)
Salada de cereais, abacaxi e peito de peru
por Culinária para Bem Estar, de Rita Lobo
- 1 xícara (chá) de Ráris (7 cereais integrais)
- 1 colher (sopa) de suco de limão
- 2 colheres (sopa) de sumo de abacaxi
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1/2 colher (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) de folhas de hortelã picadas
- 4 fatias finas de abacaxi
- 2 colheres (sopa) de farinha de linhaça torrada - eu não tinha em casa, então não usei
- 100 g ou 1/2 xícara (chá) de peito de peru cortado em cubinhos (a receita original é feita com aquele peito de peru de sanduíche, mas eu usei o peito de peru tipo filé, que sobrou do Natal)
- folhas de hortelã para decorar - troquei pelo manjericão
Preparo
Numa panela média, leve 3 1/2 xícaras (chá) de água ao fogo alto. Assim que ferver, junte os cereais integrais (Ráris), abaixe o fogo e deixe cozinhar com a tampa entreaberta por 45 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar.
Para extrair o sumo do abacaxi, esprema com as mãos uma fatia da fruta e descarte o bagaço. (Eu usei o espremedor de limão).
Numa tigela grande, misture o suco de limão, o sumo do abacaxi, o azeite, o sal e a hortelã picada. Junte os cereais integrais cozidos, misture bem e leve à geladeira.
Corte o abacaxi em cubinhos e misture aos cereais. Por último, misture a farinha de linhaça e o peito de peru. Transfira para uma saladeira e decore com folhas de hortelã.
Como hoje eu trabalhei de manhã, pedi à Cleo para que cozinhasse o Ráris pra mim e já deixasse na geladeira até a hora do almoço (ela fez na panela elétrica mesmo). Só quando cheguei em casa é que adicionei os outros ingredientes, todos ao mesmo tempo, montei nas cocottes e mandamos ver na hora mesmo. Comidinha saudável e deliciosa!
E sobre o abacaxi...
"O abacaxi é uma das poucas frutas nativas do Brasil e virou símbolo de regiões tropicais. É parente das bromélias e é cultivado há séculos - já era conhecido entre os índios que viviam por aqui antes do descobrimento. Seu formato deve-se ao fato de que é composto por vários frutinhos ligados entre si em torno de um eixo central ou miolo."
Da colheita para a mesa, de Leticia Ferreira Braga e Ina Gracindo
Para a nossa desintoxicação o abacaxi é uma fruta mais que perfeita: super nutritiva - vitaminas A, B1, C e D, betacaroteno e mais um montão de coisas - e ainda ajuda na digestão, pela presença de fibras e da bromelina.
A safra:
- Abacaxi Havaí - dezembro a janeiro
- Abacaxi Pérola - março; setembro a dezembro
E então? Gostaram da receita?
E o seu Natal, como foi? Também passou dos limites como o meu?!
Se vocês toparem a semana detox, me avisem pra gente se aventurar em outras receitinhas, combinado?
Nenhum comentário:
Postar um comentário