Já estamos na fase da pintura, luzes quase todas instaladas, nenhum outro acidente {viva!}, tudo nos conformes. Então agora chegou também a hora de aumentar as caixinhas das tomadas - lá em casa a gente tinha que usar régua de extensão e "T" pra todo lado! - e o Nilsen, um dos eletricistas, veio comentar comigo que as nossas tomadas estão todas erradas, com o fio terra pra baixo:
– Na verdade o fio terra é pra cima.
– Não, Nilsen, é pra baixo mesmo. Fio "terra", entendeu? "Terra". Se fosse pra cima tinha outro nome, né?
– Não, o fio terra é pra cima mesmo.
Bom, se é pra cima então é pra cima. Mas vocês que já me conhecem sabem que eu costumo ficar com a pulga atrás da orelha nestas ocasiões, então resolvi dar uma lidinha sobre o novo padrão de tomadas brasileiras. E aí a primeira coisa que eu fiz foi ir atrás da cartilha do Inmetro - olha ela aqui.
Viu? Eu não disse que o terra fica pra baixo? - foi a primeira coisa que eu pensei quando vi a cartilha... mas continuei pesquisando...
Viu? De novo!!! Quase certeza, heim? Mas continuei pesquisando...
Ôôu... hum... será que o Nilsen tem razão? E a cartilha é que está errada? E o fio terra agora é pra cima?
E a resposta é sim, minha gente!!! É pra cima mesmo. Pode uma coisa dessas?
Mas... como tudo tem um mas, antes de decidir onde vai ficar o seu fio terra, eu recomendo que você primeiro veja o plugue do seu aparelho. Olha o porquê:
Essa é a minha tomada como está hoje, com o terra pra baixo. Repare no que está acontecendo aí:
- O plugue da esquerda, já no novo padrão, mostra nitidamente que o terra está errado, né? Com o cabo todo troncho, invertido.
- O plugue da direita, que é no padrão antigo e por isso está com um adaptador, ficou certinho deste jeito, com o terra pra baixo mesmo.
P.S.: Gente, vou só contar mais uma coisinha antes de acabar: quando o Nilsen chegou aqui em casa, eu não conseguia por nada lembrar do seu nome. Depois de pedir a octagésima desculpa e perguntar de novo, ele me disse assim:
– Dona Laura, pois o meu nome é fácil demais. Quer ver? É só a senhora lembrar de um dinheiro bão: Mil e cem. Nilsen. Pronto, agora a senhora não esquece mais.
E eu não esqueci.
7 comentários:
Você precisa faze um blog de comédia ... vai ser to bom quanto esse e ainda ficará rica! Mil cem .... vou? Aff!
Laura, querida, eu amei esse post.
Me acabei de rir aqui. Os seus diálogos com o Nilsen são impagáveis! =D
Bjs!
Kkkkkk! Gente, a intenção é esta mesmo! Vamos dar risada e esquecer das tristezas, né? E, Ricardo, o meu blog de comédia... é este mesmo!!!
Beijos, queridos!
Eu também adorei e confesso que fui correndo olhar a posição das tomadas lá de casa! hehehe.... O meu fio terra está pra baixo!!!! Mas percebi uma grande vantagem nisso: os adaptadores (muuuuito utilizados por sinal) consideram o terra para baixo também, assim os cabos de computados ficarão em colocados! =)
Parabéns pelo post, adorei!
Beijos
Isso mesmo, Carol! Viu só? Não tem jeito, vai ter fio terra pra todo lado!!! Que bom que gostou do post, fico muito feliz, viu? Beijossss
Nunca havia me preocupado com a posição do terra, apenas com a dos fios, hehehe nunca me preocupei por acreditava não ter razão técnica pra isso, e faz tempo que mexo com tomadas, extensões e fiações. Mas me diverti! Como sempre me divirto lendo os posts aqui. Bjo!
Que bom, Rucardo! A intenção é esta mesmo: a gente se divertir um bocado!!! Beijão procê!
Postar um comentário