Eu adoro esse tipo de passeio, e procuro visitar os mercados em todas as cidades que eu vou, mas... posso dizer? Acho o Mercadão de São Paulo sensacional, melhor inclusive que muitos outros famosos que já fui!
O Mercado Municipal fica no centro da cidade, Rua da Cantareira nº 306. Se você quiser ir de metrô, pode descer na Estação da Luz, mas se eu puder te dar um conselho, faça como a Angélica e vá de táxi. Centro de cidade {principalmente das grandes cidades} não costuma ser um lugar muito bonito, nem muito tranquilo, e eu não quero ver você tenso andando a pé da estação até o belíssimo prédio do mercado. Mas se quiser dar uma economizadinha, pode descer na Luz e pegar um táxi de lá mesmo. Vai pagar bem pouquinho e chegar muito mais relaxado.
O grande problema deste passeio é que o mercado é enorme, tem milhares de bancas, e sem uma referência a gente acaba ficando meio perdido. Então, pra facilitar a sua vida, segue aqui um guia de bancas imperdíveis {na minha opinião} pra deixar o seu passeio ainda mais prazeroso!
Empório Chiappetta {em frente ao Hocca Bar}
É a mais sofisticada do mercado, tem frutas secas maravilhosas, farinha de amêndoas, sobremesas lindíssimas pra comer lá mesmo e muitas outras coisas interessantes. Lá eu encontrei o Stroopwafle, aquele biscoitinho típico holandês pra comer com café que é um verdadeiro pecado...
...
Irmãos Borges {Rua B - Box 3}
O Seu Borges é esse senhorzinho aí de cima, uma pessoa queridíssima, que com seus 82 anos {ele faz questão de falar} ainda trabalha no mercado e faz pessoalmente todos os patês {que por sinal são divinos} vendidos na banca. Ele ainda tem outros dois ou três endereços, mas é neste da foto que você vai encontrá-lo. Além das pastinhas, ele também é conhecido por fazer o melhor tomate seco do Mercadão. E faz umas azeitonas temperadas na hora... que também vou te contar, viu?
Essa última foto é de uma outra banca dele, mas ficou tão colorida que eu resolvi postar aqui também... rs
...
Frederico & Cia {Rua F - Box 21}
Todos os temperos que você puder imaginar tem aqui. Baunilha em fava, pimentas de todos os tipos, cardamomo, canela em pau {tamanho gigante}, lavanda, curry, garam masala e por aí vai...
...
Jamoneria Santa Thereza {Rua F - Box 19}
Pata Negra, morcillas, arroz para paella e tudo mais o que pede a culinária espanhola. Dá inclusive pra comprar o jamon já fatiado e comer na hora mesmo {alguma dúvida de que fizemos exatamente isso?!??}
...
Galeria do Bacalhau {Rua H - Box 15}
Além de bacalhau a banca vende uma porção de coisas, e é famosa pelos seus pistaches iranianos, castanhas caramelizadas, provolone chips e ervilhas com wasabi, que são um petisco à parte...
...
Empório Raga {Rua G - Box 11}
Famosa pelo bacalhau, pelos pinoles e pelo queijo pecorino, fui lá e comprei um molho inglês... rs
Mas que o bacalhau de lá é lindo, isso é...
...
Porco Feliz {Rua E - Box 26}Carnes nobres e exóticas, famosa pelos leitõezinhos. Dizem que muitos dos chefes mais renomados de São Paulo {incluindo o Alex Atala} compram aí.
...
As frutas
Já li que o melhor caqui é na Banca do Juca, que o melhor caju é na FCP, mas as bancas de frutas do Mercadão são todas incríveis, e os vendedores dão um pedacinho de tudo pra gente provar, na maior simpatia. Na minha passagem por duas bancas {que eu confesso que nem olhei os nomes} experimentei pitaya de Bogotá, sapoti {tem gosto de coco queimado}, granadilla colombiana {é esse maracujá doce da foto acima}, atemoia {eles chamam de leite condensado natural}, rambutam, cerejas dulcíssimas {a minha mãe vai ficar orgulhosa quando vir que usei esse adjetivo...rs}, uvas champagne, morangos americanos {gigantes e sem sementes}, tâmaras iranianas e descobri que com boas frutas não precisamos - mesmo - de qualquer outra sobremesa...
...
Hocca Bar {pra fechar seu passeio com chave de ouro!}
O Hocca Bar fica em dois endereços no mercado, um em frente ao Chiappetta, o outro no mezanino. O primeiro é mais pra lanches rápidos {no balcão} e o segundo é um barzinho mesmo, com mesinhas e garçons.
Tanto em um quanto no outro é bem provável que você encontre fila, mas ela anda depressa, então vá com fé, peça um choppinho na fila mesmo, e seja feliz...!
Sanduíche de mortadela, de pernil, de filé com queijo, bolinho e pastel de bacalhau {dizem que o pastel de camarão também é uma coisa} é tudo delicioso.
E é isso, meus queridos! Espero que tenham gostado do guia, e na próxima visita a São Paulo não deixem de me contar como foi o passeio!
Beijos em todos, uma ótima semana e... inté! =)
P.S.: A maioria das bancas aceita cartão, e lá também tem caixa eletrônico, ok?
9 comentários:
hummm deu agua na boca..... :P
Beijos cunhadinha!
Marth
E então, foi no dia do WS de Fotografia de Comida?!
Não pude conhecer o Mercado, o tempo estava cronometrado.
Mas sua partilha me ajudou a tirar um pouco da chateação de não ter ido!
Marth, beijos pra vc também!
André, não. não foi no dia do WS, mas no dia anterior...
Mas que bom que vc passeou nele por aqui!!!
Beijão, queridos!! =)
on facebook
Erika Sato: Oi Lá!!! Adorei o nosso encontro!!! Precisa vir a Sampa mais vezes e eu ainda estou te devendo aquela visita a Brasília, né? Adorei as fotos do Mercadão!!! Que bom que vc gostou de lá!!! B-jão com saudades já!!!
Que bacana esse post!
Vou guardá-lo para me acompanhar no fim do mês a SP. Seguirei a risca suas dicas. Obrigado por compartilhar :)
Abraços
Marcel
Ameiiii nao tenho essa aptidão para cozinha mas quando eu for a SP, vou lembrar de visitar esses lugares e procurar o que da pra comer na hora uauauauauaauaua fiquei com Agua na boca ;)
on facebook
Fernanda Castelo Branco Bettero: Adoreiiiiiiii! Parabéns pelo post.... Cheio de detalhes!!! Adoro lá tb!!!Bj
on facebook
Fernanda Castelo Branco Bettero: Ahhh Parabéns pelas fotos... Show!
Queridos, o mercadão é show de bola! espero que com este post o passeio de vocês seja ainda mais gostoso!!! Beijos em todos e um ótimo feriado!!! =)
Postar um comentário